Topo

Xodó, Richarlison já disse "não" a convite de Neymar para festa da Fifa

Pedro Martins/Mowa Press
Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, em St. Albans (Inglaterra)

15/11/2018 04h00

Praticamente nesta mesma altura do ano, Neymar embarcava em 2017 para a festa de gala da Fifa que premia os melhores jogadores do mundo. Com um convite sobrando para o evento, resolveu oferecê-lo para o atacante Richarlison, então recém-chegado ao modesto Watford e a quem havia conhecido semanas antes em um encontro rápido em Paris.

Neymar no Fifa The Best, em 2017 - Glyn KIRK/AFP - Glyn KIRK/AFP
Imagem: Glyn KIRK/AFP
A resposta do jovem jogador de 21 anos, no entanto, o surpreendeu.

Mais reservado, ele preferiu recusar a chance de cruzar o tapete verde ao lado do craque do PSG para garantir uma noite de um sono bem dormida.

“O Richarlison estava preocupado com o horário, seria meio tarde, poderia chegar atrasado para treinar no dia seguinte. E eu nem estava sabendo disso, para ser sincero. Depois disse para ele que tem que ir nesses lugares. Não é todo dia que tem. Mas é assim que ele é, sempre responsável, preocupado com o clube”, conta o agente Renato Velasco ao UOL Esporte.

Naquela altura, pensar em seleção principal soava fora de cogitação para o atacante. O mesmo poderia ser dito ainda sobre um eventual destaque na Premier League logo em sua estreia. Ou também sobre a possibilidade de ser negociado ao fim da temporada por R$ 223 milhões. No fim das contas, tudo isso aconteceu com o garoto de Nova Venécia, no Espírito Santo.

Na carreira de Richarlison, tudo tem ocorrido muito rápido.

Na última quarta-feira (14), ele entrou na sala de imprensa no CT do Arsenal, nos arredores de Londres, onde a seleção está treinando, e roubou a cena com a sua desenvoltura na entrevista coletiva.

Figura carismática, carrega uma pureza que chama a atenção e é difícil de encontrar em um futebol cada vez mais engessado e avesso à espontaneidade. Quando assinou com o Watford, ele perguntou aos novos colegas se o português era ensinado nas escolas locais, afinal de contas, o mesmo acontece com o inglês no Brasil.

Mas foi assim, se mantendo fiel ao seu estilo, que chegou ao grupo comandado por Tite e, ao que tudo indica, para não sair mais. Entre os novos nomes observados pela comissão técnica após a Copa do Mundo, é seguramente um dos destaques.

Foi titular no amistoso contra El Salvador, balançou as redes duas vezes e esteve presente nos outros três amistosos.

A princípio, não deverá começar jogando contra o Uruguai, nesta sexta-feira (16), às 18h (de Brasília), no Emirates Stadium. Mas chegará com uma moral que não imaginava até pouco tempo atrás: foi considerado pela conceituada revista FourFourTwo a melhor contratação da Premier League nesta temporada.

“Se pegar desde o América-MG, venho numa evolução muito boa. Muitos não acreditavam, criticaram minha contratação por ser a mais cara do Everton, falando até besteira, mas eu estou provando por que fui, fazendo meu melhor para a equipe toda. Agradeço aos meus companheiros, que me colocam na cara do gol, e ao Marco Silva, que me ajuda muito”, afirmou.

Dentro do planejamento da seleção brasileira para 2019, hoje soa impossível pensar em uma lista para a Copa América a ser disputada dentro de casa, em junho, que não inclua o nome de Richarlison.

Com uma rotina que passa desde aprender a dirigir à inglesa, cortar cabelo em casa até, enfim, estudar o idioma local, ele tem sido livrado até mesmo das amarras geradas pela timidez para conquistar os companheiros, arriscando a famosa ‘dança do pombo’.

“Cheguei meio tímido, não conhecia muito os convocados, mas, a partir do segundo dia, fiquei mais solto. Sou muito brincalhão mesmo, o Willian, o Neymar e o Militão, quando vem, sempre brincam comigo. Levamos isso para campo, para fazer boas jogadas, belos gols e a alegria da torcida”, disse.

Até o momento, Richarlison atuou por 130 minutos com Tite. Parece pouco, e é. Ele sonha com muito mais.

“Ele está sempre me observando durante os jogos, treinamentos, nos jogos do meu clube. Está sempre de olho. O importante é estar bem, em alto nível, ele sempre vai nos ver jogar. Estar na Seleção é maravilhoso, quanto mais eu jogar, mais experiência vou pegar. Com o tempo, o Tite vai nos colocando. Não adianta ter pressa, tudo tem seu tempo”, prosseguiu.

Depois do confronto com o Uruguai, a seleção ainda terá mais um compromisso no ano, contra Camarões, no dia 20, em Milton Keynes.