Topo

Incerteza sobre Renato atrasa planos e faz Grêmio agir 'por conta própria'

Renato Gaúcho não tem permanência assegurada no Grêmio para 2019 - Daniel Vorley/AGIF
Renato Gaúcho não tem permanência assegurada no Grêmio para 2019 Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2018 11h00

A presença incerta de Renato Gaúcho no Grêmio em 2019 atrasa o planejamento do time. Sem o técnico participar da construção do grupo, a direção segura investidas e age de forma independente.

Tanto que, apesar de acertar a renovação de Jael, manteve outros jogadores de conhecido apreço do treinador em espera. São os casos de Cícero, Douglas e Léo Moura, que ainda não iniciaram processo de permanência e têm vínculos perto do fim.

E Renato não quer saber de planejar. Sem responder a primeira proposta gremista ou apresentar o que imagina para renovar seu vínculo, o treinador se nega a opinar sobre o grupo de jogadores.

"Eu sei que é o trabalho do técnico, mas o do técnico que esteja no clube. Eu posso ficar, dar uma lista de reforços, e vir outro treinador e não gostar de nenhum dos jogadores. Temos que frear nessas horas e depois decidir. No momento a classificação para Libertadores é o mais importante. Não tenho pressa para renovar. Quando minha situação tiver definida, se eu ficar começo a conversar com a direção, o presidente, e começamos a conversar sobre reforços. Não adianta eu começar isso se não sei do meu futuro", disse o treinador gremista.

Portanto, antes de modelar seu elenco para 2019, o Grêmio depende da permanência de Portaluppi, algo que torna a renovação urgente.

"Eu recebi a proposta, analisei com carinho, não respondi, ainda não apresentei a minha", contou o treinador.

Por conta própria, o Grêmio já monitora uma série de jogadores e tem alternativas para apresentar ao comando assim que for definido quem estará no leme no ano que vem. De pronto, está determinado que Jael permanece e que Bressan deixará o elenco.

O Grêmio terá pela frente a Chapecoense no próximo domingo. O jogo está marcado para as 19h (de Brasília), em Porto Alegre.