Topo

Grêmio vence disputa com Flamengo e renova com Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho permanecerá no Grêmio na temporada 2019 - Thiago Ribeiro/AGIF
O técnico Renato Gaúcho permanecerá no Grêmio na temporada 2019 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/11/2018 16h12

O Grêmio venceu a disputa que travou nos últimos dias com o Flamengo. Nesta quinta-feira (29) acertou a renovação de contrato do técnico Renato Gaúcho por mais um ano. 

A informação do início da tarde, divulgada pelo Blog do PVC, dava conta que em reunião com pessoas próximas Renato havia decidido permanecer na capital gaúcha. No início da tarde, um encontro com a direção gremista finalizou os detalhes do acerto. 

"Estivemos até há pouco reunidos com Renato. E estamos anunciando que chegamos a um acordo de renovação por mais um ano", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior. "Uma coisa é o que tínhamos combinado, como encaramos a negociação, e faço este parênteses para dizer que todos nós sempre tivemos com ele um roteiro de andamento na confiança recíproca sobre o que se tratava. Muito do que saiu por aí, não tinha a mínima procedência e fundamento. Sabíamos disso, e nada do que saiu teve efeito. Tudo que aconteceu faz parte do ambiente nervoso de busca de informações, especulações, e sempre valeu o que tínhamos falado", completou. 

Ídolo da torcida pelos feitos como atleta e treinador, o atual campeão da Libertadores estende seu vínculo por mais um ano. Receberá importante valorização salarial e previsão de premiações milionárias em casos de novas conquistas. 

"Foi nossa quarta reunião e pesou a nossa vontade recíproca de permanência. Amanhã vamos nos reunir e avaliar o ano, o que fizemos, o que faremos. Nossas perspectivas de negócio, as possibilidade de renovação, e aí se dará a continuidade a este ambiente. Se consolidará o plantel e a perspectiva de aquisições. O verdadeiro, e quero repetir isso com muita ênfase, tivemos um plantel novo em 2015, em 2016 um melhor, 2017 melhor, 2018 ainda melhor e no ano que vem será melhor ainda", acrescentou. 

A trajetória no Tricolor está marcada por feitos. Desde o retorno para a terceira passagem pelo reservado azul, branco e preto, Portaluppi conquistou quatro títulos. Foi campeão da Copa do Brasil de 2016, da Libertadores de 2017 e da Recopa e do Gauchão em 2018. 

Apesar da pressão flamenguista, depois de idas e vindas que davam conta de um acerto próximo no Rio de Janeiro, o treinador preferiu a manutenção do trabalho em Porto Alegre. 

Até a quinta-feira, nem mesmo o Grêmio tinha confiança na renovação do contrato e já trabalhava com o nome de Roger Machado para o ano que vem. 

A reviravolta, segundo apurou o UOL Esporte, aconteceu porque Renato não gostou do vazamento de informações ocorridas no Rio e desistiu de trocar de cidade. 

"O Grêmio ajustou uma proposta com remuneração bastante significativa, mas é o que vale. O Grêmio valorizou o Renato como o Renato valorizou o Grêmio. Está tudo dentro de um contexto de perspectiva recíproca de continuidade. Reconhecimentos recíprocos. O Grêmio reconhece o Renato e o Renato reconhece o Grêmio. O que ajustamos de salário pode estar no topo do futebol brasileiro, porque ele está no topo do futebol brasileiro. Estamos no limite do nosso limite mas é "cumprível" e estamos dentro do nosso planejamento", explicou. 

Renato ostenta 263 jogos no comando do Grêmio. São 113 vitórias, 70 empates e 60 derrotas. 

"O que muda do contrato anterior são premiações e remunerações. Foi muito tranquilo. Desde o início prevalecia a intenção recíproca de permanência. As coisas foram tranquilas, fizemos uma proposta muito significativa. Acertamos de uma forma exequível. Tirando o entorno de conversas, foi nossa negociação mais tranquila até o presente momento", argumentou Bolzan.