Topo

Com foco em técnico, Fla entra em semana decisiva para escolher presidente

Lomba, Peruano, Landim e Vargas: os presidenciáveis do Flamengo - Gabriel Figueiredo/Blog Ser Flamengo
Lomba, Peruano, Landim e Vargas: os presidenciáveis do Flamengo Imagem: Gabriel Figueiredo/Blog Ser Flamengo

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2018 04h00

Passado o vice-campeonato brasileiro, o Flamengo inicia uma semana decisiva para o seu futuro nos próximos três anos. No sábado (8), os associados irão às urnas escolher o presidente rubro-negro no triênio 2019-2020-2021.

O foco eleitoral, claro, está no futebol - que não alcançou os objetivos sonhados na gestão Bandeira de Mello -, mas principalmente na contratação do novo técnico.

Abel Braga é o nome da vez e mantém conversas com as principais chapas concorrentes: Ricardo Lomba (situação) e Rodolfo Landim (oposição). Existe a expectativa de que algo possa ser anunciado antes mesmo do pleito. Como de costume, uma cartada envolvendo o futebol é sempre esperada para os últimos momentos.

Ainda que ambos não admitam abertamente, o acerto de Renato com o Grêmio foi um balde de água fria nas duas candidaturas, que imaginavam ter o treinador na Gávea em 2019. Sem o antigo ídolo do clube, a mira está voltada para Abelão, que já recebeu proposta do Santos.

Ao passo que a questão do comando segue sendo tratada nos bastidores, o mesmo pode ser dito sobre a situação de nomes importantes do elenco, casos do meia Diego e de Diego Alves, por exemplo. A continuidade destes jogadores no clube ainda depende do acerto com o futuro treinador.

Em seu último ato à frente do clube, o presidente Eduardo Bandeira de Mello entregou a obra do módulo profissional do Ninho do Urubu. A esperança entre os integrantes de sua corrente é que a obra se traduza em votos para Lomba. Na cerimônia de inauguração, Landim esteve presente, mas Marcelo Vargas (Chapa Branca - Fla Tradição e Juventude) e José Carlos Peruano (Chapa Amarela - Coração Valente), os outros concorrentes, não participaram do evento.