Topo

Inter vê situação indefinida e pede prazo maior para avaliar Rithely

Volante Rithely durante treinamento do Internacional. Jogador não estreou em 2018 - Ricardo Duarte/Inter
Volante Rithely durante treinamento do Internacional. Jogador não estreou em 2018 Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/12/2018 12h00

A situação de Rithely está longe do definida. Com seu primeiro contrato chegando ao fim no Inter, o volante não conseguiu estrear e precisa renovar para seguir em Porto Alegre. E restam muitas dúvidas sobre seu aproveitamento. 

O planejado era ter o volante de 27 anos em campo ao menos uma vez. Mas não foi possível. Após mudanças no tratamento para recuperação do tornozelo operado em março, o jogador sofreu no reinício de atividades, apresentou problemas musculares e entre idas e vindas acabou 2018 ainda longe de estar apto a entrar em campo. 

Mas sem qualquer quadro clínico, uma pré-temporada junto ao grupo poderia ser tudo que o atleta precisa para atuar com regularidade em 2019. Conforme apurou o UOL Esporte, Rithely não se queixa de qualquer dor e só não poderia jogar por ainda estar bem abaixo fisicamente e em ritmo de jogo em relação aos demais. Algo justificado por ter atuado em apenas duas partidas neste ano, com aproximadamente 10 meses de inatividade entre recuperação e treinos. 

No entanto, o Inter não está 100% convencido. Irá, nesta semana, entrar em contato com o Sport e pedir uma ampliação no prazo estipulado em contrato para sua permanência. No vínculo atual, é o clube pernambucano quem paga o salário do jogador até que ele faça sua estreia na equipe gaúcha. E o contrato, que vence em 31 de dezembro, tem renovação automática por mais um ano a partir da opção do Colorado. 

Contudo, quando exercer a prorrogação do empréstimo, o Inter passará a arcar com o custo total do atleta. Desta forma, independente dele ter ou não condições de jogo, pesará na folha de pagamento. 

A meta, então, é esticar o prazo sob o molde atual por mais seis meses, para que o Sport siga custeando Rithely até que ele possa jogar, o que, no cenário ideal, poderá ocorrer durante o Campeonato Gaúcho. 

"O Rithley tem evoluído dia a dia, mas pela nossa avaliação ele ainda não está 100% pronto para jogar e talvez a gente necessite de prazo maior. Precisamos observar ele jogando e talvez a gente tente conseguir ampliação de prazo para os estaduais. Vamos observar ele, e depois vamos ver", afirmou o vice de futebol Roberto Melo. 

O Internacional encerrou a temporada 2018 com empate em 1 a 1 contra o Paraná. Com 69 pontos no Brasileiro, o Colorado igualou suas melhores campanhas no torneio sob o formato atual.