Topo

Atlético-MG vê Emerson e Maidana cobiçados na Europa e já busca substitutos

Emerson em ação pelo Atlético-MG, lateral interessa a clubes do futebol europeu - Pedro Vale/AGIF
Emerson em ação pelo Atlético-MG, lateral interessa a clubes do futebol europeu Imagem: Pedro Vale/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/12/2018 04h00

O Atlético-MG pode perder Iago Maidana e Emerson em 2019. Titulares do time de Levir Culpi, os jogadores despertam interesse do futebol europeu, e seus agentes já conversam para que eles deixem o Brasil nesta janela de transferências. Ciente das possíveis perdas, o Galo mapeia o mercado da bola e busca nomes para estes setores.

Maidana, de 22 anos, está na mira da Roma conforme revelado pela imprensa local. O UOL Esporte apurou, no entanto, que não é só o clube da capital italiana que deseja contar com o jovem que tem passaporte europeu. Há outro interessado no futebol alemão.

O Galo foi notificado pelos representantes do jogador sobre as conversas e sabe que é possível perdê-lo em 2019. Hoje, Maidana tem contrato de empréstimo em Belo Horizonte. O acordo se encerra em julho de 2019. Entretanto, existe um compromisso entre Atlético e São Paulo para que ele permaneça na equipe por mais cinco temporadas. Os mineiros terão 50% de uma futura venda.

A situação de Emerson em relação ao futebol europeu é semelhante à do companheiro de defesa. O lateral-direito é observado de perto por Arsenal, da Inglaterra, Barcelona, da Espanha, e outros clubes da Europa.

O jogador de 19 anos se tornou alvo do Velho Continente por conta das constantes convocações para a seleção brasileira sub-20. Ele já recebeu uma proposta do exterior, e o empresário André Cury estuda uma mudança para a Europa. A informação sobre a oferta foi divulgada pela Rádio 98fm e confirmada pelo UOL Esporte. O interessado no atleta não é revelado.

Emerson tem contrato até dezembro de 2022 com o Atlético. Os mineiros adquiriram a totalidade dos direitos econômicos do jogador, que pertencia à Ponte Preta.

Ciente da possibilidade de perder a jovem dupla do setor defensivo, o Atlético mapeia o mercado a fim de se reforçar em ambas as funções. Na zaga, a ideia é encontrar pelo menos duas opções de qualidade. A intenção é contratar uma nova dupla titular, mesmo que haja interesse em seguir com Léo Silva e Gabriel.

A situação da lateral direita é um pouco mais tranquila. Levir Culpi gosta do reserva imediato de Emerson para a função. Ele crê que Patric pode atuar como titular do Atlético em 2019 como já aconteceu em situações emergenciais neste ano. Porém, o técnico crê que é necessário ter dois atletas por posição ao menos. Hoje, o clube conta ainda com Carlos César para a vaga. O lateral, todavia, não deve permanecer na temporada seguinte.