Topo

Atlético-PR ironiza Corinthians, São Paulo e Fla e provoca Globo em vídeo

Do UOL, em São Paulo

05/12/2018 20h49

Horas antes de entrar em campo para a final da Copa Sul-Americana, o Atlético-PR publicou um vídeo polêmico. As imagens parecem publicitárias e mostram cenas cinemáticas da Arena da Baixada, mas a narração aproveitou para ironizar Corinthians, São Paulo, Flamengo e Grêmio. Veja:

"Bando de loucos? Tem gente que acha que isso é gritar um jogo inteiro. Para a gente, é peitar a maior rede de televisão do país. E o que é uma nação? É ter a maior torcida do mundo? Aqui, é torcer com quem você gosta, sem medo", diz o narrador.

Este primeiro trecho traz ataques indiretos ao Corinthians, que chama seus torcedores de "bando de loucos", e ao Flamengo, que trata a "nação rubro-negra", sua torcida, como a maior do planeta. A "maior rede de televisão do país" é uma referência à Rede Globo.

O Atlético-PR ainda não acertou a transmissão de seus jogos no Campeonato Paranaense com a RPCTV, afiliada da Globo no estado; os rivais Coritiba e Paraná aceitaram os valores propostos. Houve uma reaproximação entre as partes, que pode encerrar um período de três anos sem acordos entre clube e emissora.

O vídeo do Atlético-PR persiste nas ironias: "Soberano? Soberano é ser dono da própria casa sem dever nada para ninguém. Imortal? Para a gente, é pensar no futuro, no legado que vai deixar. Porque no futebol é assim: você pode querer ser qualquer coisa, mas só a gente é o Furacão", encerra.

Em ações de marketing feitas no fim da década passada, o São Paulo passou a chamar a si mesmo de "soberano" após o tricampeonato brasileiro, antecedido pela conquista da Libertadores - vencida em final contra o próprio Atlético-PR - e do Mundial de Clubes.

Por fim, "imortal" é o apelido que os torcedores do Grêmio usam para se referir ao clube de forma carinhosa. Na ida da final da Sul-Americana, o Atlético-PR enfrenta o Junior Barranquilla nesta quarta (5), na Colômbia, a partir das 22h45 (de Brasília).