Topo

Inter não vai correr ao mercado da bola e aguarda melhor oportunidade

Jogadores do Inter comemoram gol de Damião; clube quer manter o atacante - Ricardo Duarte/Inter
Jogadores do Inter comemoram gol de Damião; clube quer manter o atacante Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/12/2018 04h00

O fim dos campeonatos marca o início da corrida ao mercado da bola, certo? Para o Internacional, não é bem assim. O clube gaúcho vai, primeiro, analisar o que tem "em casa" e esperar as melhores oportunidades para agir no período de contratações. 

"Muitas vezes se contrata um jogador, e em seguida surge outra oportunidade até melhor, mas como você já contratou não tem orçamento para fazer. É preciso ter calma", disse o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, ao UOL Esporte, na última semana. 

E este é o mantra vermelho no início do período de negócios. O processo que já foi iniciado é uma análise profunda de três grupos de jogadores. Primeiro o elenco do Inter, depois a base e o Inter B, e por fim o grupo que volta de empréstimo. 

As lacunas presentes já foram encontradas. É necessário investir na zaga, na lateral direita, no setor defensivo do meio e nas opções ofensivas de lado. Isso ainda se conseguir manter Damião e não contar com baixas repentinas por conta de vendas.

O segundo passo foi observar a base. Neste ponto, já está definido que ao menos sete jogadores serão efetivados no grupo de cima para o primeiro semestre. Ramon, Sarrafiore e Nonato puxam a fila, que ainda deve ter Bruno Fuchs, Jeferson, Pedro Lucas e Richard. 

Do terceiro grupo, os que voltam de empréstimo, a tendência é que nenhum seja aproveitado. O objetivo é recolocar a leva de 12 jogadores (eram 11, mais Danilo Silva, que foi devolvido) no mercado em novos períodos cedidos a outras equipes. 

Passada análise de elenco, base e jogadores que voltam, o Colorado entrará propriamente na fase de contratações e tem expectativa de encaminhar o elenco para as competições do primeiro semestre durante o mês de janeiro. O plano é que em meados de fevereiro já não existam espaços pendentes em funções relevantes do elenco. Assim, o início da Libertadores, em março, ocorreria com o grupo pronto.