Topo

Surto de caxumba no Rubro-negro adia Fla-Flu da final da Copa BR sub-17

Fla-Flu pela final da Copa do Brasil sub-17 foi adiado por surto de caxumba - Mailson Santana/Fluminense
Fla-Flu pela final da Copa do Brasil sub-17 foi adiado por surto de caxumba Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/12/2018 13h42

Um surto de caxumba que 'derrubou' 15 funcionários do Flamengo, dentre eles atletas da base rubro-negra, motivou o adiamento da final da Copa do Brasil sub-17, contra o Fluminense, marcada inicialmente para esta terça-feira (11), no Maracanã.

O Flamengo solicitou que o jogo fosse remarcado e contou com a concordância da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A epidemia teve início em um torneio da categoria sub-20 e se espalhou pelo clube. Com isso, a finalíssima foi remarcada para o dia 21, às 20h (de Brasília), ainda sem local definido.

O clube esclareceu à CBF que não contaria com sete atletas em razão do surto da doença. O Flamengo informou que todos os atletas e funcionários afetados pela doença eram vacinados e informou que todos os cuidados foram tomados.

"Atualmente, a dose completa da vacina possibilita ao paciente entre 80% a 90% de imunidade com relação à doença. Todos os atletas e funcionários afetados eram vacinados, e apresentaram, devido a isso, os sintomas mais leves da enfermidade. Nenhum deles precisou ser internado, todos estão se recuperando em casa, sob as devidas orientações médicas. Ao iniciarem os primeiros sintomas da doença, foram imediatamente medicados, isolados e afastados de quaisquer atividades físicas, esportivas ou competitivas, como treinos e jogos, e colocados em repouso absoluto. Essa é a conduta, e o afastamento e recuperação são por tempo indeterminado, com reavaliação no mínimo semanal da situação de cada um deles. Importante ressaltar também que os sintomas aparecem em torno de duas semanas após o primeiro contato com o vírus", explicou o médico da base do clube, Gustavo Dutra.

Os sintomas são inflamação das glândulas parótidas, dor de cabeça, febre, dores musculares e cansaço. As possíveis complicações são meningite, pancreatite, surdez e inflamação dos testículos.