Topo

Carille vê pedidos por reforços atendidos e ganha opções táticas para 2019

Carille voltará ao Brasil no começo da semana que vem para intensificar planejamento - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Carille voltará ao Brasil no começo da semana que vem para intensificar planejamento Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

14/12/2018 04h00

O planejamento do Corinthians para a temporada 2019 ganhou mais um capítulo na última quinta-feira. O clube anunciou a contratação do meia Ramiro, um dos pedidos de Fábio Carille, que deixou oficialmente o comando do Al-Wehda. Com a confirmação do reforço, o técnico alvinegro ganha opções táticas para a montagem do time.

Ramiro é capaz de exercer três funções na equipe, característica que agrada Carille. No Grêmio, o jogador de 25 anos começou a sua trajetória como volante, assim como fez no Juventude. A partir de 2016, porém, ele passou a atuar como meia aberto à direita - o atleta também já defendeu o time gremista como lateral direito.

Carille, que se despediu do Al-Wehda na última quinta-feira, desembarcará no Brasil no início da semana que vem - o voo de volta está marcado para este sábado. Em seguida, o treinador irá intensificar o planejamento para a temporada que vem. Vale lembrar que esse processo foi iniciado há 20 dias, de acordo com o presidente Andrés Sanchez.

Buscar os reforços pedidos por Carille foi, inclusive, um modo de o clube alvinegro assegurar o retorno do treinador menos de sete meses após a saída rumo à Arábia Saudita. Ainda segundo o mandatário corintiano, outros clubes brasileiros sondaram o técnico, com salários mais altos que o oferecido pelo Corinthians.

A diretoria alvinegra ainda busca pelo menos mais quatro jogadores: o meia equatoriano Sornoza, o zagueiro Leandro Castán, o atacante Luan e o lateral esquerdo Uendel - os dois últimos foram pedidos por Carille, enquanto os dois primeiros foram avalizados pelo treinador. O clube também já acertou com os atacantes Gustavo Mosquito e André Luis, o volante Richard e o lateral direito Michel Macedo.

A vinda de Sornoza ajudaria o treinador, por exemplo, na montagem do meio-campo. O atleta de 24 anos poderia ser substituto para Jadson no 4-2-3-1, mas também teria como atuar ao lado do camisa 10. Isso aconteceria no esquema 4-2-4, sem centroavante, idealizado por Carille após a saída de Jô. Foi dessa forma que o time se sagrou campeão paulista contra o Palmeiras em abril deste ano, com Rodriguinho e Jadson na mesma linha dos meias abertos.

Se Carille optar escalar um centroavante, que também é um dos alvos no clube no mercado da bola, Sornoza poderia atuar centralizado, com Jadson pelo lado direito, assim como fez na campanha dos títulos paulista e brasileiro de 2017. Naquela oportunidade, Rodriguinho jogava por dentro do meio-campo, com Jadson aberto.