Topo

Quem precisa mais de Felipe Melo: Palmeiras ou Flamengo? Blogueiros opinam

Do UOL, em Santos (SP)

15/12/2018 04h00

O Flamengo sonha em contar com Felipe Melo para 2019. O Palmeiras, porém, não pretende facilitar a negociação e espera contar com o jogador para a próxima temporada. O polêmico volante, por sua vez, lembrou de seu contrato ao falar sobre o futuro e disse que a única coisa certa é seu vínculo por mais um ano com o clube alviverde. Pegando carona no tema, o UOL Esporte preparou a seguinte enquete com seus blogueiros: Qual dos dois times precisa mais de Felipe Melo? Flamengo ou Palmeiras? As respostas ficaram longe de ser unânimes. Confira:

Leia mais

ANDRÉ ROCHA

"Felipe Melo deve seguir no Palmeiras pela identificação com o clube e por atuar mais protegido na maneira de jogar do time do Felipão. Difícil entender a razão desse interesse do Flamengo, que tem Cuellar e Piris da Motta para a função. Liderança e espírito de Libertadores? Bem, na última (Libertadores) o volante palmeirense quase prejudicou o seu time com uma tola expulsão contra o Cerro Porteño e na derrota para o Boca Juniors, na Bombonera, cumpriu péssima atuação, com falhas decisivas. Fla deveria direcionar investimentos para outras funções - laterais, por exemplo - e Felipe Melo deveria seguir no clube que o acolheu bem em sua volta ao Brasil".

AVALLONE

"Felipe Melo, apesar de já veterano, ainda é craque, sabe marcar, lança com perfeição e, de vez em quando, até faz gols. Bonitos, inclusive. Se ele faria mais falta ao Palmeiras ou ao Flamengo? Resposta: aos dois clubes, desde que esteja calmo, comportado, como foi nos tempos de Felipão. Para o Flamengo, Felipe Melo significaria o símbolo do espírito vencedor - coisa que faltou neste ano de 2018; para o Palmeiras, creio, ele significaria o estado de espírito de continuar vencedor, importante que foi na conquista do título de campeão brasileiro de 2018. Palpite: entre o status de jogador reconhecido (no Palmeiras) e a luta para ser consagrado (no Flamengo), acredito que o bom senso seria ele continuar no Palmeiras. Mas quem pode decidir é ele mesmo, Felipe".

JUCA KFOURI

"Nenhum dos dois, embora, no Palmeiras haja quem goste, e muito, dele. No Flamengo, a julgar pelas redes sociais rubro-negras, a rejeição parece maior que a aceitação. Não acho que Felipe Melo seja o líder de que a Gávea precise porque, no Palmeiras, ele falhou nas horas decisivas, como falhou na Seleção Brasileira, em 2010. Uma coisa é ser xerife, outra é ser destrambelhado. São inegáveis seus méritos técnicos, mas Melo não é confiável. Começa mal a nova gestão flamenguista".

MARCEL RIZZO

"Felipe Melo, hoje, se encaixaria melhor com Abelão no Flamengo. O jogador criou uma forte identificação com o Palmeiras, deu uma acalmada, digamos assim, nas polêmicas depois da expulsão relâmpago que teve contra o Cerro Porteño, que quase custou vaga na Libertadores, mas tem apenas mais um ano de contrato e acredito que o Palmeiras não pense em antecipar a renovação. Abel deve impor ao Flamengo um espírito mais lutador e Felipe Melo seria interessante nesse contexto. Para Felipão, o seu cão de guarda pode muito bem ser Thiago Santos".

MAURO BETING

"O Flamengo teve o melhor primeiro volante do Brasileirão: Cuellar. No confronto direto, fez um campeonato melhor do que o de Felipe Melo. FM já foi mais jogador e será mais jogador que o colombiano ao final dos tempos. Mas as perspectivas para Cuellar, pela idade, são melhores. Por mais tempo. Eles até podem jogar juntos. Mas deixariam o meio-campo pesado. Felipe tem berço rubro-negro e, se mantiver o ótimo nível de 2018 (apesar das indisciplinas usuais), pode ser reforço interessante - se não for caro. Para o Palmeiras, também com a chegada de Matheus Fernandes, a permanência de Felipe não é tão essencial como foi a luta para manter Dudu. Melhor que fique. Se não tiver jogo, não será perda tão sensível pela qualidade e quantidade à disposição do treinador".

MENON

"Sinceramente, não vejo Felipe Melo imprescindível para nenhum dos dois. O Palmeiras pode contar com Thiago Santos, mais novo e com mais vigor. Quanto ao Flamengo, acho complicado contratar - como tem sido dito - um jogador para mudar o estado anímico de um grupo sem espírito vencedor. Principalmente quando esse alguém é Felipe Melo. Com status de torcedor do Flamengo e comandante do grupo, pode extrapolar o que se espera dele e se transformar em um 'pitbull', e não em alguém com capacidade técnica para fazer o time jogar bola".

PERRONE

"Dá empate. Ele teria a mesma importância para os dois. A diferença é que, no Palmeiras, Felipe Melo é necessário para a manutenção de uma estrutura que vingou no último Brasileirão. No Flamengo, ele seria útil para deixar a equipe mais cascuda e eficiente na marcação".

RODRIGO MATTOS

"Felipe Melo é um bom volante cujo jogo se encaixa mais no esquema do Palmeiras do que do Flamengo. Por que? Trata-se de um atleta que joga mais posicionado para o combate do que com mobilidade por conta do estilo clássico e também porque já é veterano. Ora, o Palmeiras joga com a defesa mais postada, enquanto o Flamengo atua muito mais avançado no campo do adversário. O esquema atual do time carioca exige um volante mais móvel como Cuellar, que avance e vá atrás de rivais. Quando jogou assim com Cuca, Felipe Melo teve dificuldades. Postado, cresceu muito com Felipão e foi destaque na campanha do Brasileiro. Quanto à personalidade forte, não acho que isso deveria ser motivo nem para contratá-lo, nem para deixar de fazê-lo".