Topo

Promessa do Sub-20 recebe assédio europeu, e Grêmio corre por renovação

Da Silva, centroavante do Grêmio, é assediado por clubes da Europa - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Da Silva, centroavante do Grêmio, é assediado por clubes da Europa Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/12/2018 04h00

Um dos principais destaques do Grêmio na Copa Ipiranga Sub-20 está na mira de clubes europeus. Sondado por uma série de equipes, o centroavante Da Silva, de 19 anos, pode deixar o clube sem ao menos jogar no principal. Mas o Tricolor assegura estar protegido, uma vez que o jovem só deixaria o clube com anuência de todas as partes. Ainda assim, o Tricolor corre para renovar seu contrato. 

Segundo apurou o UOL Esporte, foram diversos clubes a procurar o estafe do jogador durante os jogos do campeonato realizado no Rio Grande do Sul. O Grêmio foi eliminado pelo Vasco nas quartas de final, Da Silva terminou sua participação com cinco gols. 

Desde gigantes do Velho Continente, como espanhóis e italianos, até mercados alternativos como Turquia, Bélgica e Suíça, todos procuraram informações sobre o jogador. 

Da Silva ainda não tem garantido o aproveitamento no elenco principal no ano que vem. O bom desempenho deve o fazer, primeiro, participar de jogos pela equipe de transição. 

E percebendo o assédio, o Grêmio já se movimenta para renovar o contrato que termina em 31 de dezembro de 2019. Ainda que tenha um ano inteiro pela frente, o vínculo atual o deixaria assinar um pré-contrato já no meio da temporada e abriria possibilidade de saída de graça ao fim do período. 

A renovação de Da Silva ainda é assunto das categorias de base, mas de qualquer forma o Grêmio se vê protegido. O plano do Tricolor é utilizar um 'plano de carreira' com o jogador garantindo progressão de aproveitamento e valorização de acordo com sua evolução no clube. 

Centroavante de referência, o atleta chama atenção pela imposição física e a capacidade de marcar gols. Entre Brasileiro Sub-20, Copa do Brasil Sub-20, Estadual Sub-20, Copa Wianey Carlet, Copa Sul Sub-19 e Copa Ipiranga Sub-20, foram 23 gols em 35 jogos neste ano.