Topo

Oliver Kahn afirma que, atualmente, Alisson está acima de Manuel Neuer

Contratado da Roma, Alisson tem se destacado em sua primeira temporada no Liverpool - Carl Recine/Reuters
Contratado da Roma, Alisson tem se destacado em sua primeira temporada no Liverpool Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/12/2018 14h14

Principal contratação do Liverpool na última janela de transferências, Alisson tem tido um ótimo começo de temporada. Além dos torcedores do próprio clube, o brasileiro também tem impressionado especialistas no assunto, como o ex-goleiro Oliver Kahn. Em entrevista ao portal Goal, o alemão afirmou que, atualmente, o brasileiro está melhor do que seu compatriota Manuel Neuer, do Bayern de Munique. 

"Alisson mostrou na Copa do Mundo que é um goleiro de classe mundial", analisou. "Neuer não conseguiu voltar a jogar bem desde sua lesão." 

Ainda que dependa da ajuda dos colegas de defesa, nas 18 primeiras rodadas da atual edição da Premier League, Alisson sofreu somente sete gols e conseguiu 11 clean sheets, isto é, encerrar uma partida sem sofrer gols. Neuer, por sua vez, nas 16 rodadas da Bundesliga disputadas até aqui, sofreu 18 gols e cinco clean sheets. 

Para Kahn, junto com a lesão, outro fator que contribuiu para a queda de rendimento de Neuer foi a eliminação precoce da seleção alemã na última Copa do Mundo. "Não é fácil quando você sabe, como jogador: 'Se alguma coisa acontecer com meu pé de novo, isso pode decretar o fim da minha carreira'. Esses são os aspectos psicológicos que entram em ação. Ele deve encontrar uma confiança perfeita no próprio corpo e, somente assim, poderá retornar ao nível anterior."

Curiosamente, os dois goleiros irão se encontrar nas oitavas de final da Liga dos Campeões, que acontecerão no começo do próximo ano. Ídolo da equipe bávara, Kahn vê o time inglês como o melhor adversário possível. 

"É o que o Bayern precisa. Eles querem desafiar os melhores e no Campeonato Alemão eles têm sofrido o suficiente nos últimos meses", afirmou. 

"O Bayern sempre tem qualidade para vencer a Liga dos Campeões. Ainda assim, Jurgen Klopp chegou à final com o Liverpool na última temporada. Eles têm muitos jogadores bons e rápidos para o sistema do Klopp, de pressão alta e transição rápida. Não é coincidência que eles são os líderes da Premier League. Este é um dos oponentes mais difíceis para o Bayern", encerrou.