Topo

Oferta por Vizeu mostra insatisfação de Renato com centroavantes do Grêmio

Jael e André não corresponderam em 2018 e o Grêmio tenta mais um centroavante - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jael e André não corresponderam em 2018 e o Grêmio tenta mais um centroavante Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/12/2018 04h00

A proposta apresentada pelo Grêmio para contratar o atacante Felipe Vizeu, da Udinese, não revela apenas a intenção de ter uma nova opção para o setor ofensivo. Além de pretender o ex-flamenguista por admirar seu futebol, Renato Gaúcho está descontente com os dois jogadores da função que possui no grupo. 

Sinais da irritação de Portaluppi com Jael e André já ficaram evidentes no fim da temporada. Além de alternar os dois nas partidas finais do Brasileiro, não poupou reclamações durante os jogos, mostrando-se descontente com o rendimento tanto de um quanto de outro. 

Na relação de opções de contratação deixadas por ele antes de sair de férias, Vizeu estava presente. O Grêmio, por sua vez, analisou outras possibilidades antes de entrar em contato com a Udinese e oferecer a proposta de empréstimo. Tentou os argentinos Nico Blandi, do San Lorenzo, e Boselli, do León-MEX. 

Nos dois casos, porém, o Tricolor esbarrou na questão financeira. Os altos valores envolvidos na compra de Blandi ou a concorrência que se apresentava por Boselli geraram recuos significativos. 

Mas o Tricolor percebeu, pela avaliação de Renato, que seria necessário ter mais um jogador de frente mesmo com a manutenção tanto de Jael quanto de André. A concorrência, caso consiga efetivar o reforço, deixará ao menos um deles longe do time titular frequentemente. 

A temporada 2018 terminou para André com 29 jogos e quatro gols. A pressão sobre ele é maior por conta do valor investido. O Tricolor pagou aproximadamente R$ 10 milhões para contar com o atleta de 28 anos cujo vínculo vai até 2021. 

Jael, que renovou até 2020, marcou 12 gols em 45 jogos. Com 30 anos, o jogador foi mais utilizado e esteve à frente do concorrente por boa parte dos jogos. 

Após formalizar a proposta à Udinese, o Grêmio aguarda resposta nos primeiros dias de 2019. Ao mesmo tempo, quer oficializar a chegada de Emmanuel Más, egresso do Boca Juniors. Neste caso, a direção já recebeu uma sinalização positiva do time argentino.