Topo

Carille volta ao Corinthians pensando em repetir 2017: "Está bem parecido"

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

03/01/2019 15h51

Teve início nesta quinta-feira (3) a segunda passagem de Fábio Carille pelo Corinthians. O treinador foi reapresentado no CT Joaquim Grava e concedeu sua primeira entrevista coletiva após o retorno ao clube. Ele falou de reforços e sobre jogadores questionados do elenco, garantindo que vai tentar recuperar todos e assim buscar repetir, em 2019, o que foi 2017.

"Está muito parecido para mim [com 2017]", disse Carille várias vezes durante a coletiva. Ele se refere aos desmontes dos elencos de 2015 e, mais recentemente, de 2017, além de certa desconfiança da torcida com o elenco. "Não desisto de ninguém, vocês sabem disso. Vamos deixar tudo bem determinado para que os jogadores saibam o que fazer dentro e fora de campo. Tenho certeza de que será um ótimo trabalho. Repetindo: está muito parecido, para mim, com o início de 2017", declarou o treinador.

São sete reforços para a temporada: Michel Macedo, Richard, Ramiro, Sornoza, André Luis, Gustavo Mosquito e Mauro Boselli (que ainda precisa fazer exames antes de assinar). Com a alta concorrência por titularidade, Carille promete deixar o campo definir a equipe. "Eu não desisto de nenhum jogador. Está tudo aberto, sim, e vamos trabalhar para os jogadores resolverem dentro de campo", avisou.

Com a provável chegada de Boselli e o retorno de empréstimo de Gustavo, há a expectativa de o time jogar com centroavante. Ramiro também chega com status de titular, enquanto os demais entrariam em disputa por vaga. Mas a escalação ainda é um mistério para o próprio Carille. "Estávamos esperando fechar o elenco antes de pensar em modelo tático. Tudo é um processo, está em aberto. Espero ter uma ideia sobre todos na segunda ou terça-feira, e aí pensar no modelo de jogo", disse o treinador.

Após a coletiva, Carille se dirigiu aos campos do CT para comandar o primeiro treino da pré-temporada de 2019. Ao lado dele, outros quatro ex-corintianos voltam da Arábia Saudita para reforçar a comissão técnica: o preparador físico Walmir Cruz, o observador técnico Mauro da Silva, o auxiliar técnico Leandro da Silva e o analista de desempenho Denis Luup.

Ronaldo influenciou no retorno

Carille diz ter se entusiasmado com o carinho da torcida do Corinthians após ter trocado o clube pelo futebol saudita, além de revelar que sua volta teve um dedo de Ronaldo Fenômeno. "Me assustei com a manifestação da torcida, porque eu tinha pedido para sair do clube. Aí comecei a falar com meu empresário, para tentar o retorno. Outra peça importante foi o Ronaldo, que é meu amigo e eu ouço demais. Foram quatro fatores: torcida, meu empresário, Andrés e Ronaldo", elenca o treinador que, quando questionado por mais detalhes sobre a conversa com o Fenômeno, preferiu manter segredo. "Não, isso não falo."