Topo

Hernanes volta ao São Paulo "inconformado com espera absurda por títulos"

Do UOL, em São Paulo

07/01/2019 15h34

Principal contratação do São Paulo para 2019, Hernanes foi finalmente apresentado e vestirá a camisa 15, como aconteceu há duas temporadas. O Profeta concedeu a primeira entrevista coletiva após o retorno nesta segunda-feira, no Omni Resort, em Orlando, nos Estados Unidos, e falou sobre as metas para o contrato de três anos e as diferenças em relação à volta de 2017.

"Na vida, quando as coisas não são planejadas, são instintivas. E assim são mais prazerosas, como foi em 2017. Emergência, sem planejamento. Recebi o contato e em poucos dias foi decidida minha volta, que deu muito certo, foi contagiante e tudo de bom. Agora tivemos mais tempo para planejar. Eu e Alê (Alexandre Pássaro, gerente-executivo de futebol) passamos um ano em contato. Chegar agora com a condição de preparar tudo, de estar desde o começo ambientado e sabendo do projeto do clube em voltar a ser uma potência de títulos me deixa muito satisfeito", disse o ídolo, que prosseguiu: 

"Eu retorno com essa grande vontade de ser campeão, de pendurar mais quadros no CT da Barra Funda. Estou bastante motivado com esse grupo de muita qualidade. Um projeto grandioso e estou apto para ser enquadrado nele. Assim, a tendência é que dê certo e a gente colha frutos o mais rápido possível".

Depois de ser destaque nas conquistas dos títulos do Campeonato Brasileiro de 2007 e 2008 e salvar o time do rebaixamento em 2017, Hernanes tem um objetivo bem definido para cumprir em sua nova passagem pelo São Paulo. Ganhar uma Copa Libertadores da América no Tricolor sempre foi um de seus grandes sonhos na carreira, mas a ordem é ser campeão logo. Não importa o torneio.

hernanes - divulgação/São Paulo - divulgação/São Paulo
Imagem: divulgação/São Paulo

"Vencer para mim é questão de obrigação. Ainda mais vestindo essa camisa, que é muito pesada, muito grande para ficar tanto tempo sem títulos. O que eu trago é a inconformidade com essa espera absurda de tempo sem títulos. Estou inconformado e é isso que quero transmitir todos os dias, treinando, focado somente em vencer. Esse sentimento já é de grande valia. Vestir essa camisa às vezes traz a ilusão de que está tudo certo, mas só estará mesmo se o time estiver ganhando. Temos que estar inconformados até levantarmos um troféu, até fazermos campanhas dignas", avisou.

Hernanes disputou 242 partidas e marcou 47 gols pelo clube do Morumbi nas passagens anteriores. Agora, deve voltar a defender o São Paulo nesta quinta-feira, às 22h, contra o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. As equipes se enfrentam no Al Lang Stadium, em São Petersburgo, na primeira rodada da Florida Cup.

Elenco melhora, pressão aumenta

"Essa é a ideia do clube quando faz investimentos, como foi ano passado, com uma ótima campanha, um salto enorme comparando a 2017. Agora de novo, com uma mudança estrutural. O clube está se reformulando, voltando a disputar a Libertadores e é natural que um novo salto aconteça pelos jogadores contratados. Quando você estuda química, você percebe o quanto a pressão é determinante. E num clube como o São Paulo ela é natural. Os jogadores estão acostumados".

Segredo para ser campeão

A qualidade dos jogadores é importante. Não tem como ser campeão sem ter matéria-prima de qualidade. Naquele time vencedor, era muita qualidade. Por isso também estou esperançoso, porque vejo que temos qualidade como grupo agora. Podemos entrar em todas competições para brigar. Isso me conforta. 

Volante ou meia?

Os treinos já começaram, já converso com o treinador (André Jardine) e são detalhes importantes. A posição em que vou atuar determina a forma como posso contribuir. Já atuei em várias posições ao lonog de minha carreira e achava que poderia dar meu melhor em qualquer uma. Mas vi que a posição é determinante para que eu renda meu máximo. Temos que conversar e com certeza chegaremos a um denominador comum.

Negociação de um ano

"Preciso falar sobre a gratidão ao São Paulo, ao presidente Leco, ao Raí, ao Pássaro, ao torcedor. Já estava difícil fazer post no Instagram sem que viessem mensagens de 'volta, Profeta'. Isso foi motivo de muita satisfação. Obrigado a todos pelo carinho de sempre e pelo esforço feito. Fico muito honrado por tudo isso. 7 de janeiro será uma data especial, um momento histórico e que os capítulos que virão sejam ainda mais felizes. Não acreditava que aconteceria já neste momento, em 2019, por ter mais um ano de contrato na China. Mas sempre tive a disponibilidade, desde que se fosse viável, e disse que seria um prazer retornar para minha casa. Nunca perdemos o contato, então deu tempo de planejar e acertar as coisas com muita calma. foi importante para alinhar tudo e chegar em janeiro com tudo resolvido.