Topo

Em 5 dias, Vilson e Sheik já se sentem "extremamente úteis" no Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

08/01/2019 12h59

O Corinthians tem duas caras novas no departamento de futebol: não mais no elenco, mas na direção. Após a saída de Alessandre Nunes, o clube escolheu Emerson Sheik e Vilson Menezes para estreitar a relação com os jogadores e articular as categorias de base. A dupla foi apresentada nesta terça-feira (8), em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Eles "estrearam" na última quinta-feira (3), primeiro dia após o recesso de final de ano, e dizem já ter ajudado bastante, mas não dão detalhes. "Queríamos muito poder compartilhar com vocês [o que temos feito], mas não é possível. Posso dizer que estou me sentindo extremamente útil e já fizemos algumas coisas, mas não posso falar muito", afirmou Emerson Sheik, mantendo certo sigilo sobre a função.

O ex-atacante deve trabalhar intermediando as categorias de base e o profissional do Corinthians, sendo um elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria. Vilson divide parte destas funções, mas com um pouco mais de foco no time principal. "Sempre nos falam que temos potencial para isso, então estamos acreditando. Somos muito observadores, e percebemos nos detalhes o que queremos fazer igual", disse Vilson.

Mesmo com pouco tempo de trabalho, a dupla já é exaltada no Corinthians. O diretor-adjunto de futebol, Jorge Kalil, encerrou a coletiva levantando a bola de Sheik e Vilson. "Está sendo uma surpresa o quão rápido eles estão corrigindo coisas que achávamos que demoraria um tempo maior. Serão dois dos maiores gerentes de futebol do país", profetizou.

Dentro do clube, Emerson é visto como um resolvedor de problemas eficaz, que é rápido em diagnosticar atrito e também em apresentar soluções. Vilson já é mais intelectual, com boa visão macro na abordagem dos problemas.

Ainda que Sheik não tenha aberto o jogo sobre os desafios encontrados até aqui, nos bastidores o UOL Esporte ouviu que a dupla já ajuda nos pormenores do departamento de futebol. Um pequeno exemplo envolve um problema no ar-condicionado das instalações do CT: os funcionários no clube não conseguiram resolver, e o caso se estendeu por dias, até que Sheik, Vilson, Kalil e o diretor de futebol Duílio Monteiro Alves resolveram sentar com a empresa responsável pelo equipamento e então resolveram tudo em poucos minutos.

Além dos ex-jogadores, o departamento de futebol corintiano ainda tem o supervisor André Dias; o diretor-adjunto Jorge Kalil; e o diretor Duílio Monteiro Alves. As primeiras semanas de Vilson e Emerson nas novas funções têm sido movimentadas. Além da contratação do centroavante Mauro Boselli, o Corinthians deve em breve anunciar também Júnior Sornoza, meia ex-Fluminense que já treina com o elenco. A dupla também segue de olho na 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual o Corinthians garantiu classificação antecipada à segunda fase.