Topo

São Paulo sonda Bahia para comprar 30% dos direitos restantes de Jean

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Bruno Grossi e Marcus Alves

Do UOL, em São Paulo (SP) e Lisboa (Portugal)

08/01/2019 04h00

O São Paulo fez uma sondagem para comprar os 30% dos direitos econômicos do goleiro Jean que seguem com o Bahia e garantir um lucro maior em caso de venda futura. A princípio, o time paulista chegou a encaminhar uma lista de jogadores para entrar na negociação com os baianos, mas as conversas não avançaram até aqui. Entre outros, foi discutida a possibilidade de inclusão do atacante Tréllez.

A composição entre as partes foi colocada na mesa pela primeira vez em reunião entre o diretor de futebol são-paulino Raí e o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, no fim do ano passado.

Desde então, os dois lados selaram acordo para o repasse por empréstimo das promessas Shaylon e Caíque para o Fazendão, em Salvador, assegurando, assim, maior tempo de jogo para os garotos.

Pessoas ligadas à diretoria do Bahia e do São Paulo confirmaram ao UOL Esporte as conversas sobre Jean. 

Havia a expectativa de que o goleiro iniciasse 2019 como titular no Morumbi, mas, com a contratação de Tiago Volpi, vindo do Querétaro, do México, ele terá de brigar mais uma vez pela camisa 1 e largar inicialmente atrás devido à experiência reduzida para a Libertadores.

O atleta de 23 anos encerrou a última temporada em alta no clube, tendo, inclusive, a sua postura elogiada no vestiário durante a fase mais complicada no Brasileiro. Ele havia conseguido, enfim, se desvencilhar da disputa direta com Sidão, com quem trocou farpas públicas após desentendimento em redes sociais.

O interesse do São Paulo em adquirir a totalidade de seus direitos econômicos tem relação direta com o mercado, já que Jean é seguido também por representantes europeus. A Inter de Milão foi a primeira a abordá-lo, posteriormente veio a dupla Benfica e Porto e, por fim, surgiu o Manchester City, que cogitou levá-lo em definitivo para depois repassa-lo ao Girona, seu clube-satélite na Espanha.

O pavio curto e o temperamento forte ainda são tidos como empecilhos para que ele amadureça e se firme de vez na Barra Funda.

O São Paulo fechou a compra de Jean ao Bahia em R$ 6 milhões divididos em parcelas, cuja última será quitada neste ano. Caso ele venha a participar de 60% das partidas da equipe como titular no período que compreende janeiro de 2018 e junho de 2019, ainda será necessário desembolsar outros R$ 4 milhões.

Além do percentual de 30% dos direitos, o Bahia tem direito a 10% do lucro obtido pelo São Paulo em uma transferência futura.

Ao todo, Jean fez apenas 18 jogos começando em sua primeira temporada no tricolor paulista. Ele tem contrato até o fim de 2022.