Topo

Atlético-MG tenta liberação de William Pottker em reunião com o Inter

William Pottker está na mira do Atlético-MG para 2019. Atacante foi procurado pelo clube - Ricardo Duarte/Inter
William Pottker está na mira do Atlético-MG para 2019. Atacante foi procurado pelo clube Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e Porto Alegre

09/01/2019 14h19

A reunião entre Atlético-MG e Internacional, na tarde desta quarta-feira (9), em Belo Horizonte, trata a possível ida de Elias para o Beira-Rio, mesmo que a diretoria tenha dito que conta com o jogador por meio da assessoria de imprensa, e também a contratação de William Pottker pelos mineiros.

O presidente do Galo, Sérgio Sette Câmara, e o diretor de futebol do Colorado, Rodrigo Caetano, tratam do negócio em Belo Horizonte. A dupla se encontra na sede administrativa do clube para tratar as duas situações que, a princípio, não têm relação.

Os mineiros já conversam com os gaúchos há algum tempo sobre o interesse no jogador de 25 anos. O atleta é um nome que agrada ao técnico Levir Culpi. O Atlético aguarda a autorização da diretoria vermelha para avançar no negócio.

O Inter não trata oficialmente da negociação. Como protocolo do clube de Porto Alegre, qualquer assunto só é comunicado publicamente quando se conclui o acerto.

Porém, conforme apurou o UOL Esporte, a saída de Pottker não está descartada. Há dois moldes que podem ser utilizados. O primeiro é a troca de empréstimos com cláusula de compra ao fim do período. O vínculo do goleador do Brasileiro de 2016 com o Colorado vai até maio de 2021. Desta forma, uma cláusula de compra prevista ao fim do vínculo poderia gerar lucro ao clube do Sul.

A segunda alternativa analisada é a manutenção de percentual dos direitos econômicos do jogador para efetivar em uma venda futura. Assim, caso Pottker seja vendido para o exterior, possibilidade que surgiu nas últimas janelas de transferências, o Internacional também lucraria, semelhante ao que ocorre com Alex Santana, que foi para o Botafogo.

O clube gaúcho não dá o acordo por fechado ou encaminhado, mas uma negociação que está em estágio inicial.

Pottker, inclusive, treinou no time titular nas duas atividades táticas já realizadas por Odair Hellmann em 2019. Ambas as vezes como centroavante, na vaga deixada por Leandro Damião. No entanto, as chegadas de Neilton, Guilherme Parede e Rafael Sobis, aliadas a manutenção de Wellington Silva e a perspectiva de Guerrero poder jogar em abril deixam o jogador entre os que podem ser negociados.