Topo

Botafogo projeta novos jovens após vender Matheus Fernandes e Rabello

Valorizado, Marcinho desperta interesses de clubes brasileiros e pode ser vendido pelo Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Valorizado, Marcinho desperta interesses de clubes brasileiros e pode ser vendido pelo Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/01/2019 04h00

Asfixiado financeiramente, o Botafogo se viu obrigado a vender atletas para pagas as contas. A prática não chega a ser uma novidade no clube, mas ficou mais evidente nos últimos meses. Matheus Fernandes e Igor Rabello foram vendidos para Palmeiras e Atlético-MG, respectivamente, somando R$ 30 milhões de receita em General Severiano. Para a próxima temporada, o Alvinegro já tem outros jovens em destaque e projeta o crescimento de outros atletas com potencial de venda.

Quem já se mostra forte no mercado da bola é Marcinho. Valorizado pela boa temporada passada, o lateral direito já desperta interesses de clubes brasileiros, além de somar sondagens de times de fora do Brasil. O Internacional é quem mais quer contar com o jogador.

O problema é que o Inter pretende envolver Valdívia e a liberação de Camilo em uma possível troca por Marcinho. A negociação seria por empréstimo, não em definitivo. O Botafogo, no entanto, não está satisfeito com o modelo. Quer os dois atletas do clube gaúcho, mas não pretende emprestar o lateral direito.

A prioridade é que o jogador seja vendido e de preferência para a Europa. Apesar das negociações de Rabello e Matheus Fernandes terem salvado o fim de ano, o Botafogo não quer ficar apenas no mercado nacional. Mas depende de boas propostas. Marcinho, portanto, é a bola da vez no mercado da bola.

Além do lateral, outros atletas terão mais espaço no elenco e devem ganhar notoriedade em 2019. Marcelo deve ganhar mais oportunidades na zaga e é um atleta com alto potencial de venda. Bochecha e Igor Cássio são as apostas da diretoria para ficarem em evidência.

Luiz Fernando não foi formado nas categorias de base, mas é outro atleta que se encaixa neste perfil. Talentoso e jovem, o meia-atacante mostrou potencial em seu primeiro ano de Botafogo e virou peça fundamental do time de Zé Ricardo. O Alvinegro investiu R$ 2,5 milhões e pretende ter lucro com o atleta em algum momento.