Topo

Com Elias na mira, Inter aposta em experiência e eleva média de idade

Rafael Sobis, 33 anos, é um dos reforços experientes do Inter para temporada 2019 - Ricardo Duarte/Inter
Rafael Sobis, 33 anos, é um dos reforços experientes do Inter para temporada 2019 Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/01/2019 12h00

Para conquistar a Libertadores, é necessário experiência. Esta é a avaliação que o Internacional fez ao estabelecer seus alvos na montagem do elenco para 2019. Após a chegada de Sóbis e a perspectiva de contar com Guerrero e com Elias na mira, o time fica mais rodado e eleva a média de idade. 

O mais jovem entre os titulares de uma equipe ideal, caso Elias chegue, seria Iago, de 21 anos. Zeca e Rodrigo Dourado completam a trinca de jogadores abaixo dos 25 anos. Os demais todos com 25 ou mais. 

O mais velho é D'Alessandro, com 37, seguido por Elias e Sóbis, com 33. Quando puder jogar, Guerrero, com 35, entra na lista dos mais experientes. 

Considerando a equipe com Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Elias, D'Alessandro e Nico López; Rafael Sobis, a média de idade é 29 anos. 

Considerando que Elias ainda não foi contratado, Patrick faz a média cair para 28,3. Caso Lindoso seja o titular na posição, a média volta a subir para 28,6. 

Imaginando um cenário com Elias e Guerrero, que será liberado em abril após a punição por doping, a média dos 11 iniciais sobe para 29,1 anos. 

Até mesmo os reforços contratados têm alguma rodagem. Os mais jovens são Parede, com 23 anos, e Neilton, com 24. Lindoso tem 29, e Matheus Galdezani tem 26. 

A estratégia do Inter é unir jogadores "cascudos" com jovens que sonham em ganhar espaço. Ao mesmo tempo que investe em nomes com rodagem, o Colorado subiu, de uma vez só, oito jogadores das categorias de base para o principal. E logo nos primeiros treinamentos de pré-temporada utilizou mais quatro meninos junto aos demais. 

Os fixos são: Carlos Miguel, Roberto, Bruno Fuchs, Nonato, Sarrafiore, Ramon, Richard e Pedro Lucas. Os eventuais foram: José Aldo, Bruno José, Edson e Netto. Além deles, destaques da Copa São Paulo, como Cesinha e Heitor, podem receber oportunidade. 

O Internacional começa a trajetória na temporada 2019 no dia 20, contra o São Luiz, em Ijuí.