Topo

Goleiro do Flu é comparado a Neuer e coleciona problema com balança

Agenor chega para ser opção para Fernando Diniz no Fluminense - Lucas Merçon/Fluminense
Agenor chega para ser opção para Fernando Diniz no Fluminense Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/01/2019 04h00

Anunciado como novo reforço do Fluminense, o goleiro Agenor nunca passou despercebido nos clubes em que atuou. Seja pelo tipo físico ou pelas qualidades debaixo da trave, "Ageneuer", como já vem sendo chamado nas redes sociais numa comparação ao arqueiro alemão Neuer, chama a atenção.

A comparação que lhe rendeu o apelido inspirado no goleiro campeão mundial em 2014 surgiu enquanto defendia o Joinville. As grandes defesas e a classe para jogar com os pés foram decisivas para que a torcida adotasse a brincadeira, que sempre foi levada com espírito esportivo pelo gaúcho.

Muito antes de "virar" um dos maiores goleiros do mundo, o jogador já havia conquistado o coração da torcida do Criciúma. Em um período complicado para o Tigre, ele foi um dos protagonistas na campanha que levou a equipe à Série B do Brasileiro de 2011.

Neuer, goleiro alemão - Xinhua/Liu Dawei - Xinhua/Liu Dawei
Neuer, goleiro alemão que ganhou a Copa do Mundo de 2014
Imagem: Xinhua/Liu Dawei

Virou ídolo por lá, mas o destino lhe reservou um retorno ao Internacional, clube que o revelou. A passagem pelo Beira-Rio também guarda fatos marcantes, especialmente a sua estreia com a camisa vermelha. Em 2008, o jovem colorado era a quarta opção para a posição. Dias antes de um jogo contra a Ulbra, Renan e Muriel contraíram hepatite A, e Clemer sofreu um traumatismo craniano. Sobrou para o garoto dos juniores o desafio que terminou com vitória por 3 a 2 e vaga na semi do Gaúcho de 2008.

Mas há tropeços no meio do caminho. Contratado ao Sport, Agenor 'brigou' com a balança. Após o recesso para a Copa do Mundo, voltou a Recife com alguns quilos acima do peso. Nelsinho Baptista não gostou e esse foi o início do fim de sua passagem pelo Leão. O filme se repetiu no Guarani.

Aparentemente, ele ainda precisa se condicionar totalmente nesta sua chegada ao Flu. Sua forma física, inclusive, rendeu comentários maldosos em redes sociais. Por meio do canal oficial do Tricolor, deixou seu recado ao torcedor:

"Sou um cara muito consciente, esperem sempre o melhor e o máximo. Colheremos os frutos juntos".

A princípio, o jogador chega para ser uma opção de Rodolfo, atualmente considerado o titular da posição. Hora do "Neuer tricolor" mostrar a que veio.