Topo

Goulart deve voltar a treinar em 4 semanas e pode até jogar em fevereiro

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

15/01/2019 16h29

Principal reforço do Palmeiras para a temporada 2019, o meia-atacante Ricardo Goulart ainda se recupera de uma cirurgia no joelho direito realizada no final de outubro do ano passado. Mas apesar de o prognóstico inicial apontar um retorno aos gramados somente em março ou abril, a tendência é que ele fique à disposição antes disso. Com evolução acima das expectativas, o novo camisa 11 alviverde deve voltar a treinar em quatro semanas.

Quando Goulart estiver liberado para treinar, a programação palmeirense é trabalhar o condicionamento físico do jogador e corrigir desequilíbrios de força na musculatura. Essa etapa depende muito de como o atleta vai responder às atividades, portanto é impossível cravar uma data para o retorno. Porém, caso ele reaja bem, pode ter condições de ser relacionado até mesmo no fim de fevereiro.

Goulart passou por uma artroscopia em 27 de outubro para corrigir uma lesão de cartilagem, cuja recuperação é mais demorada do que a de menisco, que também pode ser tratada com esse tipo de cirurgia. O problema é semelhante ao que o volante Jean teve, embora em partes diferentes do joelho. Toda a recuperação do meia-atacante tem sido acompanhada de perto pelo Palmeiras.

Com 27 anos, Ricardo Goulart era um sonho antigo do Palmeiras e tem relação próxima de amizade com o diretor de futebol Alexandre Mattos. O atleta ficará emprestado pelo Guangzhou Evergrande, da China, até o final da temporada.

O prazo final para inscrever jogadores na primeira fase do Campeonato Paulista é 1º de março. Já no mata-mata, os clubes classificados terão até 22 de março para substituir até quatro atletas da lista original. A Libertadores, por sua vez, aceita inscrições para a fase de grupos até 72 horas antes da estreia, que no caso do Palmeiras acontece em 6 de março, contra o Junior Barranquilla, na Colômbia, e permite cinco trocas na lista para as oitavas de final.