Topo

Corinthians encaminha acerto com banco para patrocínio máster

Divulgação
Imagem: Divulgação

Arthur Sandes e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/01/2019 17h33

Após 21 meses de espera, o Corinthians está próximo de ter um novo patrocinador máster fixo em seu uniforme: o banco BMG. Nos bastidores, o clube já trata o acordo como certo e mostra expectativa de que o anúncio aconteça em breve.

A informação foi publicada por Lauro Jardim e confirmada pelo UOL Esporte. Não há detalhes sobre os valores envolvidos. A intenção revelada há um mês pelo diretor financeiro do Corinthians, Matias Romano Ávila, é que um acordo nesses moldes deveria render ao menos R$ 30 milhões.

Além da exibição da marca no espaço principal da camisa, o banco deve criar produtos e serviços em parceria com o Corinthians, seja via ações publicitárias tradicionais ou promovendo campanhas cujo público-alvo seja justamente a torcida alvinegra. 

Tal modelo de negócio tem ganhado espaço no Corinthians, como mostram os acertos recentes com a Minds e a Orthopride. Em todos os casos o objetivo é evitar a publicidade por si só, havendo intenções de promover um estreitamento de laços entre clube e anunciantes. O formato é bem visto no Parque São Jorge.

A confirmar o anunciante, o Corinthians encerra um hiato de quase dois anos sem patrocinador máster fixo. O último foi a Caixa, com quem não houve renovação em abril de 2017. Desde então o clube explorou o espaço com acordos pontuais, mas que não renderam o lucro previsto. A ausência de anunciantes no espaço foi preponderante para o clube arrecadar apenas 28% do valor previsto com patrocinadores de uniforme para o ano passado: dos 63,5 milhões orçados, apenas 18 milhões entraram no caixa.

O BMG tem ampla atuação no futebol. Além de ter estado recentemente nas camisas de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco da Gama, o banco atualmente trabalha para adquirir o Vitória de Guimarães, clube de futebol português.

Clube faz mistério; BMG "entrega" 

Em meio à animação da torcida pelo novo patrocínio, o Corinthians publicou uma espécie de mensagem subliminar em suas redes sociais. Na onda do #10YearsChallenge ("desafio dos 10 anos", em português), o clube publicou uma comparação entre sua camisa de 2009, cujo patrocinador era a Batavo, e a atual, lisa. Horas depois o perfil oficial do banco BMG praticamente confirmou o acerto com uma publicação no Twitter (veja abaixo).