Topo

CR7 marca em primeira final pela Juve e é campeão sobre Milan de Paquetá

Giuseppe Cacace/AFP
Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/01/2019 17h26

A Juventus é a atual campeã do Italiano, Copa da Itália e, agora, da Supercopa da Itália. Cristiano Ronaldo conquistou seu primeiro título no futebol italiano nesta quarta (16), com gol e vitória sobre o Milan por 1 a 0, na Arábia Saudita.

O time de Milão contou com a titularidade de Lucas Paquetá, mas o brasileiro, que fez sua segunda partida pelo clube italiano, não conseguiu rivalizar com a experiência decisiva de Cristiano Ronaldo.

taça - GIUSEPPE CACACE / AFP - GIUSEPPE CACACE / AFP
Imagem: GIUSEPPE CACACE / AFP

Nos minutos finais, quando Paquetá já havia sido substituído por Borini, o Milan passou a atuar com um a menos após expulsão de Kessie com consulta ao VAR. Ou seja, a possibilidade de uma reação ficou ainda mais remota.

Vale lembrar que a Supercopa da Itália é disputada tradicionalmente entre o campeão italiano e o vencedor da Copa da Itália da temporada anterior. Como a Juventus ganhou os dois torneios, o Milan foi convidado por ter sido vice na Copa.

O melhor: Cristiano Ronaldo

cristiano ronaldo x paquetá - Fayez Nureldine/AFP - Fayez Nureldine/AFP
Imagem: Fayez Nureldine/AFP

O craque marcou aos 15 do segundo tempo graças à própria inteligência. Ciente de que ficaria impedido se tentasse se distanciar da marcação antes da hora, Cristiano Ronaldo correu no tempo certo e tocou de cabeça para abrir o placar.

O pior: Donnarumma

Sabemos que não é fácil lidar com uma finalização de Cristiano Ronaldo, mas o goleiro do Milan falhou. À primeira vista, parecia que Donnarumma faria uma defesa simples e fácil, mas ele deixou a bola passar entre suas mãos e cedeu o gol.

Paquetá titular de novo. Como foi?

paquetá - Waleed Ali/Reuters - Waleed Ali/Reuters
Imagem: Waleed Ali/Reuters

Dois jogos pelo Milan, duas vezes titular. Novamente escalado entre os 11 iniciais da equipe de Gattuso, Lucas Paquetá não foi decisivo, mas teve lances positivos. O brasileiro ajudou na distribuição de jogadas que pareciam promissoras e foram mal aproveitadas.

Aos 10 do primeiro tempo, por exemplo, o ex-flamenguista carregou a bola e abriu o lance com Calhanoglu, que chutou para fora. Tentou uma tabela aos 44, mas a zaga fez o corte e deu o rebote a Calhanoglu, que chutou para defesa do goleiro.

O reforço do Milan tentou tomar as rédeas do ataque aos 10 do segundo tempo, quando arriscou um chute de longa distância. Desta vez, o brasileiro teve a finalização bloqueada pela defesa adversária.

Na marcação, porém, Paquetá causou certa preocupação e cometeu um erro na saída, entregando a bola para Cancelo. Cristiano Ronaldo foi acionado, mas, para a sorte do ex-flamenguista, a conclusão do português parou na zaga.

Juve parte para cima e tem gols anulados

dybala cr7 - Waleed Ali/Reuters - Waleed Ali/Reuters
Imagem: Waleed Ali/Reuters

Quem mais tomou iniciativa em campo foi a Juventus. A Velha Senhora chegou com chute de Douglas Costa, toque rasteiro de Cancelo, contra-ataque puxado por Dybala, cabeceio de Chiellini e até voleio de Cristiano Ronaldo. Todas as tentativas erraram o alvo.

A equipe de Turim só acertou o gol uma vez nos primeiros 45 minutos, mas Matuidi estava impedido no momento em que recebeu passe de Douglas Costa aos 33 do primeiro tempo. Portanto, gol corretamente anulado pela arbitragem.

Algo parecido ocorreu aos 22 do segundo tempo. Desta vez, no entanto, a ordem dos fatores se inverteu: Dybala recebeu de Matuidi e, impedido, tocou para o gol. A jogada foi paralisada e anulada.

Milan chega menos e para no travessão

Há quem diga que o poder de fogo do Milan no ataque é inferior ao da Juventus. Talvez ciente disso, Gattuso montou um time disposto a marcar os rivais e explorar contra-ataques. A equipe teve chance no início do segundo tempo, com chute de Cutrone no travessão.

Dupla invasão de campo

invasor de campo - Faisal Al Nasser/Reuters - Faisal Al Nasser/Reuters
Imagem: Faisal Al Nasser/Reuters

Um torcedor invadiu o gramado logo no primeiro minuto da partida e foi rapidamente retirado, mas não foi o único a correr para o campo: segundo a emissora italiana "Rai", outro invasor já havia se aproximado dos atletas da Juve durante o aquecimento.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUS 1 X 0 MILAN

Data e hora: 16 de janeiro de 2019, às 15h30 (de Brasília)
Local: King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita
Cartões amarelos: Alex Sandro, Pjanic (Juventus); Calhanoglu, Castillejo, Calabria, Rodriguez (Milan)
Cartão vermelho: Kessie (Milan)
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 15 do segundo tempo (Juventus)

JUVENTUS: Szczesny; João Cancelo, Bonucci, Chiellini e Alex Sandro; Bentancur (Bernardeschi), Pjanic (Emre Can) e Matuidi; Douglas Costa (Khedira), Dybala e Cristiano Ronaldo
Técnico: Massimiliano Allegri

MILAN: Donnarumma; Calabria, Zapata, Romagnoli e Rodriguez; Kessie, Bakayoko e Paquetá (Borini); Castillejo (Higuain), Cutrone (Conti) e Calhanoglu
Técnico: Gennaro Gattuso