Topo

Cássio se espelha em ídolos rivais e sonha com recorde no Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

22/01/2019 15h44

Um dos ícones do Corinthians na atualidade, o goleiro Cássio já está na prateleira de grandes jogadores da história do clube. Se depender dele, no entanto, a relação com o Alvinegro se tornará ainda mais profunda nos próximos anos. De contrato renovado até dezembro de 2022, ele usa os ídolos rivais como espelho e sonha em alcançar um recorde de Ronaldo Giovanelli.

Cássio tem 383 jogos com a camisa alvinegra e, com mais quatro anos de contrato, pode chegar aos 602 de Ronaldo. "É uma marca expressiva, o goleiro que mais vestiu a camisa do Corinthians, mas minha meta agora é pensar nos 400 jogos", disse o camisa 12 durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (22). "Somos movidos por desafios, então tento chegar perto dos números del, sim, porque é um cara que admiro e respeito muito. Talvez dê para chegar em uns 450 jogos neste ano e quem sabe no futuro consiga alcançá-lo", projetou.

O goleiro chegou ao Corinthians em 2012 e pode completar onze anos na função se cumprir seu novo contrato até o final. Na lista de goleiros com mais jogos, Cássio já está prestes a ultrapassar o lendário Gylmar dos Santos Neves, que jogou 395 partidas entre 1951 e 61. Ronaldo Giovanelli também ficou uma década no posto, entre 1988 e 98, algo quase impensável em um futebol dinâmico como o atual.

Cássio opina que Marcos e Rogério Ceni foram exemplos de identificação com os clubes que defenderam, por isso pretende seguir os passos dos ídolos dos rivais. "São referências para mim, de como ser profissional e de somar tempo de casa, o que é raro no futebol brasileiro", afirma o corintiano, que se derrete pela camisa que veste. "Sou muito identificado aqui. Tento fazer o melhor pelo Corinthians, me sinto em casa, gosto do ambiente e das pessoas que aqui trabalham."

Com oito títulos conquistados, incluindo Libertadores e Mundial, Cássio ganha cada vez mais terreno na discussão sobre o melhor goleiro da história do Corinthians, mas ele tenta se manter à parte do assunto. "O Corinthians é muito grande para alguém se achar o melhor; é a história diz, por si só. Na minha opinião é o Ronaldo, que passou dez anos aqui. É um cara que eu aprendi a admirar muito. Uma das metas é passar [o número de jogos], estabelecer recordes no Corinthians, mas para mim ele sempre será o melhor", opina.

Contratações animam para 2019

Cássio mostra confiança de que o Corinthians tenha uma temporada boa. "Conseguimos trazer jogadores mais experientes, mais rodados, porque no ano passado era um time muito jovem", compara o goleiro ao falar sobre os oito reforços já anunciados neste início de ano. "Antes eram mais apostas, agora [os contratados] já chegam para jogar. Vemos isso no dia a dia, no treinamento, e temos muito a crescer porque há muita qualidade", anima-se.

Nesta quarta-feira (23), a partir das 19h15 (de Brasília), Cássio puxa a fila dos titulares do Corinthians contra o Guarani, no estádio Brinco de Ouro, pela segunda rodada do Campeonato Paulista. A expectativa é que quatro reforços estejam na equipe - Richard, Ramiro, André Luis e Sornoza -, além de Gustavo, que tenta se firmar após voltar de empréstimo.