Topo

Conmebol confirma datas para Recopa entre Athletico-PR e River Plate

Atleticanos comemoram na final da Sul-Americana: Recopa contra River agora tem datas - NELSON ALMEIDA / AFP
Atleticanos comemoram na final da Sul-Americana: Recopa contra River agora tem datas Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

24/01/2019 16h33

Athletico Paranaense e River Plate irão decidir a Recopa Sul-Americana em maio, em dois jogos, com datas confirmadas nesta quinta-feira (24) pela Conmebol. Campeão da Copa Sul-Americana, o Furacão receberá o River Plate em 22 de maio, uma quarta-feira, em Curitiba; os campeões da Libertadores terão o direito ao mando de campo no dia 29 de maio, uma semana depois, quando o time brasileiro visitará o Monumental de Nuñez.

A decisão da Conmebol confirma o que disse o presidente Alejandro Dominguez em entrevista recente, de que o River cumprirá os dois jogos da punição que sofreu pelos incidentes na final da Libertadores 2018, na mesma competição, edição 2019. Um dos adversários que poderá enfrentar o River com portões fechados é o São Paulo, caso o clube do Morumbi avance por Talleres-ARG e Independiente Medellín ou Palestino-CHI nas duas fases eliminatórias pré-grupos. O outro será o Alianza Lima, na quarta rodada. O Inter fecha a chave do River.

Já o Furacão, que fará seu primeiro jogo oficial somente contra o Tolima-COL no dia 5 de março, na fase de grupos da Libertadores, irá encarar os rivais Boca e River num intervalo curto de tempo. O time visita a Bombonera na última rodada desta etapa no dia 9 de maio, recebe o River em Curitiba no dia 22 e, 20 dias depois do primeiro jogo, vai à Nuñez. Além do Boca e do Tolima, o Athletico encara o Jorge Wilstermann-BOL na fase de grupos. Havia a dúvida sobre a marcação dos jogos da Recopa para a definição de qual seria o primeiro jogo oficial do elenco principal, que não joga o Estadual por decisão da diretoria - quem atua é um time alternativo. 

Athletico e River voltarão a se enfrentar após 13 anos. Os times disputaram as oitavas de final da Copa Sul-Americana em 2006. O Furacão venceu por 1 a 0 na Argentina e empatou em casa em 2 a 2, eliminando a equipe portenha. O time acabaria a competição na terceira posição, ao cair nas semifinais para o campeão Pachuca-MEX.