Topo

Qatar leva "chuva de sapatos" em goleada pela semi da Copa da Ásia

Além de sapatos, torcedores arremessaram vários tipos de objetos - Giuseppe Cacace/AFP
Além de sapatos, torcedores arremessaram vários tipos de objetos Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/01/2019 16h38

A seleção do Qatar comemorou pela primeira vez a classificação para a final da Copa da Ásia. Entretanto, a noite desta terça-feira (29), marcada pela goleada por 4 a 0 sobre os Emirados Árabes Unidos, terminou com um ponto extremamente negativo, desrespeitoso para a religião islâmica. Os jogadores foram alvo da torcida adversária, que atirou sapatos durante a comemoração de um dos gols.

Leia mais

Entre os árabes, o ato de atirar sapato em alguém é considerado insulto gravíssimo e chamou a atenção no ocidente em 2008, quando um jornalista iraquiano arremessou um calçado na direção do então presidente dos Estados Unidos George W. Bush, que visitava o Iraque em meio à guerra.

Alguns jogadores do Qatar se revoltaram com o ato dos torcedores e precisaram ser contidos. 

Os atletas dos Emirados Árabes, locais na atual Copa da Ásia, pediram calma para os espectadores e tentaram amenizar o clima. A tensão em relação ao time vencedor era esperada por questões políticas.

Qatar e Emirados Árabes romperam relações diplomáticas em 2017. Emirados, Arábia Saudita, Egito, Iêmen e Bahren acusam os catarianos de apoiarem grupos terroristas e o Irã.

Sede da próxima Copa do Mundo e pela primeira vez finalista do torneio continental, o Qatar disputa o título contra o Japão, na próxima sexta-feira.