Topo

Ex-São Paulo e alvo do Santos, Cueva acerta com o Independiente

Peruano disputou a última Copa do Mundo e estava em clube da Rússia desde julho - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Peruano disputou a última Copa do Mundo e estava em clube da Rússia desde julho Imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

30/01/2019 23h44

Nesta quarta-feira, o futuro de Christian Cueva foi definido. Alvo do Santos para a temporada, o peruano acertou por empréstimo com o Independiente, da Argentina. A cessão do Krasnodar, clube da Rússia que tirou o meia do São Paulo em 2018, tem um ano de duração e preço de compra já estipulado.

LEIA MAIS:
- Demora para reforços volta a preocupar Sampaoli após bom começo
- Antony é reintegrado ao elenco do São Paulo
- Campeão da Copinha vai multiplicar salário por 25 na Alemanha

Os argentinos precisarão investir 7 milhões de dólares (cerca de R$ 26 milhões) para ficar com Cueva definitivamente. A compra após um ano já é dada como certa pelo estafe do jogador, que tem o empresário Fernando Radaelli à frente das negociações. Voltar para a América do Sul era um desejo do meio-campista.

A transferência foi selada dias após polêmica entrada do Santos na disputa para ter o armador. Os agentes de Cueva alegaram que o Peixe tentou iniciar uma negociação sem fazer qualquer consulta à empresa que cuida de sua carreira e nem sequer ao Krasnodar.

Um terceiro empresário, segundo os representantes do peruano, estava tentando viabilizar o negócio para o time da Vila Belmiro. Os russos cogitaram até acionar a Fifa contra os santistas.

Cueva tem 27 anos e vai para o oitavo clube da carreira. No Krasnodar, disputou 21 partidas e não marcou nenhum gol. Já pelo São Paulo foram 87 atuações e 20 gols anotados.

O Independiente jogará apenas a Copa Sul-Americana, mas tem investido forte para montar um elenco mais forte em 2019 e, além de Cueva, já contratou o volante Pablo Pérez, ex-Boca Juniors e que também interessava ao Santos, e o atacante paraguaio Cecilio Domínguez, que era destaque do América do México.