Topo

Presidente reeleito da Uefa critica ingleses por ausência em reunião do VAR

Para Aleksander Ceferin, ausência de ingleses em encontro foi "falta de respeito"  - Andreas Solaro/AFP
Para Aleksander Ceferin, ausência de ingleses em encontro foi "falta de respeito" Imagem: Andreas Solaro/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/02/2019 18h15

Reeleito presidente da Uefa nesta quinta-feira (7), Aleksander Ceferin criticou os técnicos do Manchester City, Manchester United e Tottenham por não comparecem à apresentação do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês). A tecnologia será utilizada a partir das oitavas de final da Liga dos Campeões, que começará a ser disputada na próxima semana.

Realizada na última segunda-feira (4), em Frankfurt, na Alemanha, a reunião contou com a presença dos treinadores de apenas cinco dos 16 clubes que estão nas semifinais da competição. Estiveram no compromisso os comandantes de Juventus, Lyon, Paris Saint-Germain, Roma e Porto.

City, United e Tottenham enviaram representantes de menor importância de seus departamentos de futebol. O único inglês poupado das críticas foi o Liverpool, que no mesmo dia entrou em campo pela Premier League. 

Para Ceferin, os técnicos que não estiveram na apresentação "não terão desculpas" caso reclamem da tecnologia. "Alguns mandaram auxiliares técnicos, outros, membros da diretoria de marketing. Não foi apenas uma falta de respeito com Roberto Rossetti [ex-árbitro italiano e diretor de arbitragem da Uefa], mas a influência dos técnicos é gigante. Se eles reclamam dos árbitros, eles deveriam pelo menos ver o que os especialistas dizem sobre o VAR. Portanto, eles não têm mais desculpas, especialmente os que não compareceram", disparou o presidente. 

Como citado pelo jornal inglês The Guardian, na reunião, Rossetti fez questão de ressaltar que o VAR "ainda não é perfeito" e que é preciso paciência. "As expectativas estão muito altas. Atrás da tela sempre terá um ser humano", concluiu. 

Na próxima semana, serão disputadas quatro partidas de ida das oitavas de final. Na terça-feira (12), jogarão Roma x Porto, no Olímpico, e Manchester United x Paris Saint-Germain, em Old Trafford. Na quarta (13), irão a campo Tottenham x Borussia Dortmund, em Wembley, e Ajax x Real Madrid, na Amsterdam Arena. Na semana seguinte, completam os primeiros jogos desta fase Lyon x Barcelona, no Parque Olímpico, e Liverpool x Bayern, em Anfield, na terça (19), e, no dia seguinte, Atlético de Madri x Juventus, no Wanda Metropolitano, e Schalke 04 x Manchester City, na Veltins Arena.