Topo

Incêndio em CT do Flamengo: o que se sabe sobre a tragédia até agora

Do UOL, em São Paulo

08/02/2019 13h45

O incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinamentos do Flamengo, na manhã desta sexta-feira (8), deixou 10 mortos e três feridos - um deles em estado grave. Esta é a maior tragédia que atinge o futebol brasileiro desde novembro de 2016, quando o avião que levava a Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana caiu perto da cidade de Medellín, na Colômbia, e deixou 71 vítimas fatais. 

O caso, sem precedentes nas categorias de base, se junta a outras tragédias que marcaram o esporte no Brasil. Em 2009, um acidente envolvendo o ônibus que levava o Brasil de Pelotas matou três pessoas. O veículo caiu em um barranco enquanto levava o time de volta para a cidade após um amistoso de preparação para o Campeonato Gaúcho

Em 1992, parte da grade de proteção da arquibancada do Maracanã cedeu antes da partida entre Flamengo e Botafogo, pela final do Campeonato Brasileiro. Torcedores do Flamengo despencaram quase oito metros em cima das cadeiras. Ao todo, 82 pessoas ficaram feridas e três morreram.

O caso

O incêndio aconteceu nas primeiras horas desta sexta-feira. Os bombeiros foram acionados às 5h17 (de Brasília). O fogo atingiu a ala mais velha do CT, que servia de alojamento para as categorias de base do clube e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. O local seria desativado e demolido nas próximas semanas. Autoridades do Rio de Janeiro trabalham com um problema no sistema de ar-condicionado do alojamento como principal hipótese para o ocorrido. 

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial após a tragédia. 

As vítimas

Foram confirmados 10 mortos e três feridos. Até o momento, nove vítimas foram identificadas. Christian Esmerio Candido (15 anos), Vitor Isaías (15 anos), Jorge Eduardo (15 anos), Pablo Henrique da Silva (15 anos), Bernardo Pisetta (14 anos)Arthur Vinicius (14 anos), Athila Paixão (14 anos), Gedson Santos (14 anos) e Rykelmo Vianna (16 anos).   

Leia também:

Os sobreviventes

Os bombeiros conseguiram resgatar três garotos: Cauan Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Dyogo Bento Alves, 15, e Jhonata Cruz Ventura, 15. 

As informações são de que Jhonata está em estado gravíssimo e será transferido para o Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II. O jovem tem de 30 a 35% do corpo queimado.

O local

mapa incendio ct flamengo  - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O Ninho do Urubu fica localizado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e é utilizado para treinamentos do elenco profissional e das categorias de base. O CT passou por uma reforma que terminou em novembro de 2018, com a inauguração de um módulo moderno para os profissionais. A ala utilizada pelos garotos seria desativada e demolida nas próximas semanas.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e Secretário de Defesa Civil, Roberto Robadey, o alojamento em que estavam as vítimas da tragédia não tinha documentação.

"Não é exclusividade desse local. Mas as pessoas as vezes aprovam uma planta, aí quando vai ver resolve fazer puxadinho. Aumentar. A gente lamenta que as pessoas não possam fazer um planejamento adequado. É um ato final. Existe todo um procedimento. O fato de não ter a documentação implica até que não havia segurança. Muitas vezes até existe os dispositivos de segurança, mas ainda não teve uma regularização adotamos várias medidas para simplificar esse processo para agilizar", declarou Robadey em entrevista à rádio BandNews.

Flamengo

O elenco principal do clube rubro-negro teria trabalho programado para o Ninho do Urubu na manhã desta sexta-feira. A equipe faria o último treino antes do clássico contra o Fluminense pela Taça Guanabara. Tanto a atividade quanto o jogo foram cancelados após a tragédia. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro confirmou que não haverá rodada pelo Campeonato Carioca neste fim de semana. 

Solidariedade

Diversos clubes e personalidades do esporte se pronunciaram após o incêndio. Ídolo do Flamengo, Zico se disse chocado com a tragédia.

Formado nas categorias de base do clube, Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid, lamentou nas redes sociais e pediu orações por todos. O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão também se pronunciaram sobre o caso. Outra personalidade que também manifestou sua solidariedade foi o narrador Galvão Bueno, da Globo.  

Pelé

Neymar

Lukas Podolski

Vasco

Fluminense

Botafogo

Corinthians

Santos

Palmeiras

São Paulo

Grêmio

Internacional

Athletico-PR

Atlético de Madri

Feyenoord

Ronaldinho Gaúcho

Alexandre Pato

Romário

Gabriel Jesus

Sergio Ramos

CBF

Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol

Jogadores do atual elenco profissional e ex-atletas também se disseram em choque pelo ocorrido