Topo

Vizinho resgatou vítimas antes de bombeiros, mas recusa rótulo de herói

Adriano Wilkson

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2019 04h00

O empresário Leandro Pires, morador de uma casa que divide muro com o alojamento que pegou fogo no CT do Flamengo, acordou na última sexta-feira com gritos de socorro e chegou ao local do incêndio antes dos bombeiros. Junto com três funcionários do clube, ajudou no resgate de alguns dos sobreviventes.

Dez jogadores morreram e três ficaram feridos no incêndio que destruiu o container que abrigava os garotos da base do Flamengo. Depois de falar sobre sua participação no resgate em uma reportagem do ?Fantástico? no último domingo, o empresário passou a evitar o assunto e recusar novos pedidos de entrevista. 

?Não queria aparecer para não me envolver nisso, para não passar como herói de nada?, disse ele, que um dia depois acabou convocado a prestar depoimento à polícia, como testemunha no inquérito que apura as causas e responsabilidades do incêndio. ?É uma coisa que não me faz bem ficar falando.?

O centro de treinamento do Flamengo está localizado no bairro de Vargem Grande, uma vizinhança pacata na zona oeste do Rio com jeito de interior. O setor que abrigava o alojamento das categorias de base divide muro com o condomínio fechado onde mora Leandro. Na segunda-feira, da casa do empresário ainda era possível ver lâminas de metal retorcido que formavam as paredes e o teto do container.

Quedas constantes de energia elétrica incomodam região

Os vizinhos afirmam que na madrugada do incêndio a região teve quedas de energia constantes, o que pode ter provocado um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado. Na manhã da segunda-feira, três dias depois do incidente, a vizinhança e o próprio centro de treinamento continuavam tendo quedas de energia demoradas.

O Flamengo disse que abrirá as portas de suas instalações para uma grande inspeção nesta terça-feira. Um dia antes, uma comitiva formada por membros do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente já havia dito que faria uma vistoria nas condições oferecidas aos atletas da base.