Topo

São Paulo

Palmeiras, Santos e SP: Cuca mais uma vez chega como "bombeiro" anticrise

Terceiro grande Paulista pela frente, terceiro em crise: Cuca chega como "bombeiro" mais uma vez - Ale Cabral/AGIF
Terceiro grande Paulista pela frente, terceiro em crise: Cuca chega como "bombeiro" mais uma vez
Imagem: Ale Cabral/AGIF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/02/2019 04h00

Cuca está de volta ao futebol paulista. Anteontem, o São Paulo anunciou a contratação do treinador, que assume somente em abril, ainda fora do prazo estipulado para a recuperação total da cirurgia cardíaca realizada em dezembro do ano passado. No terceiro grande clube do estado, novamente o técnico chega no papel de um "bombeiro" anticrise.

VEJA TAMBÉM

De volta ao Morumbi depois de quase 15 anos longe, Cuca chega em um dos momentos mais críticos da história do São Paulo. A diretoria está pressionada, ainda mais depois do maior vexame do clube em uma edição de Copa Libertadores, e apoia no treinador o peso de alguém que pode corresponder de imediato.

Os resultados, se vierem a partir de 15 de abril - data prevista por Leco e Raí para o início do trabalho -, vão servir acima de tudo para diminuir o fogo de um efervescente dia a dia tricolor. Até lá, o elenco será comandado por Vagner Mancini, a começar pelo clássico deste domingo, às 19h (de Brasília), contra o Corinthians, em Itaquera.

Substituto de técnico demitido no vestiário

Sumido na China, Cuca decidiu retornar ao futebol brasileiro para dar uma cara a uma equipe sem identidade. O Palmeiras de Marcelo Oliveira, campeão da Copa do Brasil de 2015, apresentava um futebol muito aquém e era pressionado. O treinador vencedor da competição nacional caiu no vestiário, minutos depois de uma derrota para o Nacional-URU, no Allianz Parque.

Demorou a engrenar, mas quando engrenou...

O começo no Palmeiras foi difícil. A pressão cresceu a um nível quase insustentável, especialmente depois da goleada sofrida para o Água Santa, pelo Campeonato Paulista. Semanas depois, Cuca decretou que seria campeão brasileiro com a equipe alviverde. Promessa feita e cumprida: 22 anos depois, o clube alviverde chegou ao topo do campeonato mais tradicional do país.

Cuca Palmeiras - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Cuca comandou o primeiro Brasileiro do Palmeiras em 22 anos
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Está em crise? Chama o Cuca!

A breve, mas vitoriosa passagem de 2016 sacramentou Cuca no imaginário de técnico ideal para o torcedor palmeirense. Tanto que, nem um ano depois, lá estava o treinador no comando para apagar uma temporada de crise. O clube não engrenou com Eduardo Baptista, apesar de um investimento ainda maior - só Miguel Borja custou mais de R$ 30 milhões.

Não rolou...

Convivência com Felipe Melo foi difícil

Desta vez, Cuca não conseguiu contornar os problemas. Os resultados não vieram e o trabalho aos poucos se desgastou; principalmente na relação com o volante Felipe Melo, uma das apostas da diretoria para 2017. A eliminação na Copa Libertadores para o Barcelona-EQU, no Allianz Parque, expôs fraquezas e tirou parte da aura de salvador. Em outubro, cinco meses depois da chegada, chegava ao fim o trabalho.

No litoral

No Palmeiras, Cuca chegou como solução para um time que não rendia - primeiro com Marcelo Oliveira e posteriormente com Eduardo Baptista. Este passado credenciou o treinador a ser buscado novamente pelo Santos quando se tornou insustentável o trabalho de Jair Ventura, que deixou a Vila Belmiro com um aproveitamento de aproximadamente 45% dos pontos.

Saúde interrompe passagem

O Santos cresceu com Cuca, que herdou reforços como Carlos Sánchez e Derlis González - ambos contratados, mas não utilizados por questão de tempo na época de Jair. Com o treinador, o clube alvinegro cresceu, afastou o perigo de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e chegou a sonhar uma vaga na Copa Libertadores deste ano. Porém, o problema cardíaco atrapalhou os planos e vetou a continuidade para 2019.

Bombeiro pela 4ª vez em SP

Esta questão de saúde, inclusive, vai adiar o início do trabalho de Cuca no comando do São Paulo. A boa imagem da primeira passagem pelo Palmeiras e de certa forma pelo que alcançou na Baixada Santista habilitaram o técnico de 55 anos para iniciar nova trajetória no Morumbi. A fama de "bombeiro" dos últimos anos no estado pesou, agora é ver se o sucesso será o mesmo.

São Paulo