Topo

Palmeiras

Felipão x Turma do Amendoim: treinador volta a rebater crítica da torcida

Do UOL, em São Paulo

18/02/2019 04h00

Desde que retornou ao Palmeiras, o técnico Felipão deu pouquíssima margem para as reclamações dos torcedores. Em sua terceira passagem pelo clube, o treinador chegou com a missão de colocar a equipe, antes comandada por Roger Machado, nos trilhos. Após o empate sem gols com a Ferroviária, no último domingo (17), pelo Campeonato Paulista, Felipão se mostrou irritado e afirmou que "torcida não escala jogador". 

Quando o Palmeiras anunciou a escalação para a partida contra a Ferroviária, torcedores nas redes sociais pediram a entrada do meia Zé Rafael, contratado no início deste ano e que soma apenas uma partida com a camisa do clube. Em seu lugar, Felipão optou pelo veloz Carlos Eduardo, substituído no intervalo do jogo depois de desperdiçar a chance mais clara do Palmeiras no primeiro tempo. 

Torcedores do Palmeiras pedem entrada de Zé Rafael - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Zé Rafael, no entanto, seguiu no banco de reservas. Felipão colocou em campo Felipe Pires, que se lesionou com apenas nove minutos em campo, e deu lugar ao recém-contratado Ricardo Goulart, sua estreia pelo Palmeiras

Questionado sobre a não utilização de Zé Rafael pelo quinto jogo consecutivo, Felipão esbravejou: "Não é o torcedor que coloca (para jogar) o jogador, não são vocês da imprensa. Essa é a minha função por enquanto", disse antes de finalizar a coletiva. 

Inventor do apelido "Turma do Amendoim", nome dado aos torcedores palmeirenses mais efusivos que passavam boa parte do tempo criticando as ações dos treinadores no antigo Palestra Itália, Felipão volta a entrar em conflito com seus "velhos amigos". 

Quem imagina que nas vitórias o treinador passa ileso está enganado. Contra o Bragantino, no dia 11 de fevereiro, no estádio do Pacaembu, Gustavo Scarpa e Dudu garantiram a vitória do Palmeiras por 2 a 0, mas a "Turma do Amendoim" não poupou críticas ao treinador de 70 anos. 

"Fico até surpreso com a cobrança da torcida do Palmeiras. A torcida está cobrando no Instagram porque perdemos um jogo, sei lá. Dos últimos 15, a gente perdeu dois. Menos, menos. A torcida pode cobrar, mas um pouco menos", ponderou o treinador. 

No fim de janeiro, Felipão projetou que sua equipe atingiria o "ideal no aspecto tático" provavelmente lá "pelo dia 15 de fevereiro". Na partida do domingo (17), o time ficou longe de mostrar-se ideal, desperdiçando diversas oportunidades de gol. 

Mesmo com o alto investimento feito pelo clube e seu patrocinador, o Palmeiras ainda busca reencontrar o bom futebol que o levou ao título do Brasileirão 2018. No Paulistão, são quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. No entanto, nos últimos três jogos, o Alviverde tem uma derrota - no clássico contra o Corinthians -, um empate, contra a Ferroviária, e uma vitória, sobre o Bragantino. 

Em 2018, a "Turma do Amendoim" também se manifestou. Após o Palmeiras empatar por 1 a 1 com o Cruzeiro, em Minas Gerais, e cair na semifinal da Copa do Brasil, Felipão criticou a cobrança excessiva de seus torcedores. 

"Não vejo motivos para que a gente tenha um clima de terra arrasada, porque perdemos do Cruzeiro. Não tem motivos para cobrar nada diferente de hoje. Não criamos situações porque o Cruzeiro não deixa", avaliou o treinador. 

É nesse clima de cobrança e críticas que o comandante do Palmeiras prepara a equipe para mais um clássico na temporada. No próximo sábado (23), o Santos visita o rival no Allianz Parque, às 19h (de Brasília). Sem jogos no meio da semana, já que estreia na Copa do Brasil apenas em março, Felipão terá novamente a semana livre para trabalhar com seus jogadores.

Palmeiras