Topo

Santos

Com Felipe Jonatan, Santos só tem mais duas vagas em lista do Paulista

Felipe Santos/cearasc.com
Imagem: Felipe Santos/cearasc.com

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

20/02/2019 04h00

Se o Santos começou o ano com o elenco ainda em formação, aos poucos a equipe de Jorge Sampaoli vai tomando forma para a temporada 2019. Depois de inscrever apenas 15 jogadores para a primeira rodada do Campeonato Paulista, o Peixe agora, com a chegada de Felipe Jonatan, só tem mais duas vagas em aberto de um total de 26.

O prazo para preenchê-las vai apenas até o dia 1 de março, depois disso o Santos somente poderá trocar quatro atletas que estão inscritos na segunda fase do estadual. Ainda assim, não há grande alarmismo para apressar as negociações já que o time de Sampaoli lidera o grupo A e não deve ter problemas para se classificar para as quartas de final.

O Peixe ainda tem três jogadores presentes no elenco e que não estão inscritos no torneio: o zagueiro Cléber Reis, o lateral-direito Daniel Guedes e o meia costarriquenho Bryan Ruiz. No entanto, nenhum dos três está nos planos de Sampaoli.

O defensor contratado junto ao Hamburgo (ALE) em 2016 está atrás de jovens atletas como Kaique Rocha, de 17 anos, e Wagner Leonardo, de 19, que foram os escolhidos para o banco de reservas no último jogo diante dos desfalques de Luiz Felipe e Lucas Veríssimo no setor, ambos lesionados.

O lateral tem negociações adiantadas com o Goiás, mas o Peixe não tem pressa em liberar o jogador e tenta envolvê-lo em uma troca pelo atacante Michael, alvo do Santos desde o início da janela de transferência. O jogador perdeu o status de reserva imediato de Victor Ferraz para Matheus Ribeiro, que voltou às pressas do Figueirense para ter uma nova chance no Santos.

Já Bryan Ruiz não conseguiu acompanhar o ritmo intenso dos treinamentos de Sampaoli e pediu para ser negociado. Ele nem poderia colaborar com a equipe santista que já conta com seis estrangeiros inscritos no torneio, um a mais do que a cota máxima para uma partida.

As duas vagas remanescentes são destinas justamente aos dois reforços que o Peixe ainda busca no mercado: um centroavante para ser titular e um ponta para compor elenco. O principal alvo para a camisa 9 é Alexandre Pato, que tenta rescisão no Tianjin Tianhai, da China, enquanto o próprio Michael é o nome para a ponta.

O atacante Bruno Henrique, negociado com o Flamengo, foi inscrito no Campeonato Paulista e é um nome certo, de um máximo de quatro, para ser trocado na segunda fase do torneio.

Santos