Topo

Vasco

5 jogos zerados: F. Miguel supera desconfiança e lidera defesa do Vasco

Goleiro Fernando Miguel está há cinco jogos sem sofrer gols no Carioca - Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco
Goleiro Fernando Miguel está há cinco jogos sem sofrer gols no Carioca Imagem: Carlos Gregório Júnior / Flickr do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/02/2019 04h00

Fernando Miguel já havia correspondido ano passado nas vezes em que foi acionado, mas muitos vascaínos ainda ficaram ressabiados quando o Vasco selou a saída do ídolo Martín Silva para o Libertad (PAR). O goleiro, porém, ganhou a confiança da diretoria e, até o momento, a aposta tem dado certo. Ele superou a desconfiança de parte da torcida e já está há 495 minutos sem sofrer gols no Campeonato Carioca, liderando a defesa do time e chegando como um dos destaques do Cruzmaltino para o clássico com o Botafogo neste sábado (23).

No total, são cinco jogos consecutivos na competição sem ser vazado, considerando os 90 minutos de cada partida e mais os acréscimos.

Entre estes compromissos, Fernando Miguel chegou a levar dois gols, mas ambos foram em outro torneio, a Copa do Brasil, diante do Juazeirense.

De acordo com o "Footstats", ele ainda é o goleiro da Série A do Campeonato Brasileiro com mais defesas difíceis em 2019.

Goleiro ex-Vasco possui recorde mundial

O Vasco possui um histórico de goleiros que ficam longo tempo sem serem vazados. O recordista mundial, por exemplo, vestia a camisa cruzmaltina. Trata-se de Mazaropi, que entre 1977 e 1978 ficou 1.816 minutos sem sofrer gols.

O clube ainda tem entre os top 50 o ex-arqueiro Acácio (915 minutos em 1988) e o atual goleiro do Palmeiras, Fernando Prass (748 minutos em 2012).

Fernando Miguel renovou contrato

Satisfeita com o desempenho de Fernando Miguel, a diretoria do Vasco renovou o contrato do goleiro no fim do mês passado até dezembro de 2020. O atual ia até dezembro deste ano.

Há também uma cláusula de renovação atrelada à performance que pode estender o vínculo até o fim de 2021.

Vasco