Topo

Fim do mistério! Lenda dos games de futebol, Allejo foi inspirado em Bebeto

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/02/2019 12h59

Um dos grandes mistérios da humanidade acabou solucionado (não, é exagero). Mas um dos grandes mistérios do futebol no videogame teve um fim hoje (26). A Konami, por intermédio da conta do Pro Evolution Soccer no Brasil, revelou em quem alguns craques do International Superstar Soccer foram inspirados.

Segundo post divulgado na rede social do PES, Allejo, o maior craque já visto no futebol virtual e que vendia camisas mesmo sem nunca ter existido, era inspirado em Bebeto, parceiro de Romário no ataque da seleção brasileira tetracampeã mundial de futebol. O papel do Baixinho no jogo ficava a cargo de Gómez, outro grande goleador brasileiro do International Superstar Soccer.

Além de Gomez e Allejo, o Romário e Bebeto dos campos viruais, a página da PES revelou o nome de outros importantes atletas da década de 1990. Ainda no Brasil, Fontana era Raí, o 10 do tetra, e o defensor Paco tinha inspiração no ex-zagueiro Ricardo Rocha.

O português Paz assumia o papel de Luis Figo na seleção de Portugal. Redonda (Maradona) e Capitale (Batistuta) comandavam o ataque da Argentina. O alemão Kolle trazia a segurança e técnica de Lothar Matthäus, um dos maiores jogadores da história do país tetracampeão mundial.

O International Superstar Soccer se notabilizou como um dos jogos de futebol mais populares no Brasil durante a década de 1990 e tinha o Super Nintendo como plataforma no país. Nesta Era, Allejo, agora revelado como Bebeto, reinava nos gramados como grande craque do jogo.

Os usuários gostavam tanto do craque virtual que Allejo tem o seu próprio documentário (que você pode ver aqui embaixo), lançado em 2013, e até uma página no Terceiro Tempo, o portal de memória do esporte de Milton Neves.