Topo

Tite diz que ascensão no Real credenciou Vinicius Jr. a defender seleção

Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo

28/02/2019 11h33

Tite convocou nesta quinta-feira a seleção brasileira para os amistosos diante de Panamá e República Tcheca, nos dias 23 e 26 de março. Dentre os nomes, Vinicius Jr. é a principal novidade. Em uma convocação sem Neymar, que se recupera de lesão, Tite explicou a presença do jovem atacante do Real Madrid e elogiou seu desempenho pelo clube espanhol.

"Ele tem em torno de 30 jogos, 26 jogos, isso é considerável para um atleta com o desempenho que tem. Estamos abertos para novos valores, essa ascensão em equipe de exigência técnica e emocional muito alta o credenciou. Análise não só de números, qualitativa, mas a quantidade de jogos te municia de informações. Quero poder proporcionar a ele também esse crescimento e evolução", afirmou.

Tite falou também sobre as características do atacante, elogiando a velocidade. "É difícil eu colocar aqui, mas claro que acompanho. Se ele tivesse a finesse técnica, tomada de decisões melhores. Quando ele vai para o enfrentamento do um contra um, a aceleração, mantendo a força é impressionante. Ele tem duas marchas a mais. O cara que trabalha comigo lá no prédio fala até que o adversário começa a correr para trás quando vai enfrentar ele"".

Além de Vinicius, o comandante brasileiro também deu uma oportunidade a Felipe Anderson, do West Ham, que terá sua primeira oportunidade com a atual comissão técnica.

"Felipe Anderson é meia atacante. É diferente de Everton, Vinicius Jr. e Richarlison. É o jogador da articulação, da flutuação, de poder rodar no meio-campo. Ele vem jogar do lado de fora para dentro do campo com função central na naturalidade. Coisa que o Willian também faz, diferentemente do Douglas. Ele empresta essas características no sistema".

O Brasil enfrenta o Panamá, em Portugal, no dia 23 de março. Já no dia 26, a seleção encara a República Tcheca, em Praga. 

Confira a lista completa:

Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras-BRA)

Laterais
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Danilo (Manchester City-ING)
Daniel Alves (PSG-FRA
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Eder Militão (Porto-POR)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Meio-campistas
Allan (Napoli-ITA)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fabinho (Liverpool)
Felipe Anderson (West Ham-ING)
Lucas Paquetá (Milan-ITA)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)

Atacantes
Everton (Grêmio-BRA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Richarlison (Everton-ING)
Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)