Topo

Grêmio

Léo Moura joga apenas uma vez no ano e faz Grêmio pensar em novo lateral

Condição do veterano lateral Léo Moura preocupa o Grêmio para a sequência da atual temporada - Lucas Uebel/Grêmio
Condição do veterano lateral Léo Moura preocupa o Grêmio para a sequência da atual temporada Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/03/2019 04h00

O Grêmio se prepara para disputar a nona partida na temporada, mas segue sem contar com Léo Moura. O camisa 2 chega ao terceiro mês do ano com apenas um jogo na conta particular e ainda não tem previsão oficial de retorno. Diante desse cenário, o clube gaúcho pensa em como dar mais uma opção para lateral direita. Não necessariamente contratando alguém.

Aos 40 anos, Léo Moura tem sido substituído por Leonardo. O suplente já jogou oito jogos e deve iniciar a partida contra o Rosario Central, na Argentina, na próxima quarta-feira.

Léo Moura sentiu dores na panturrilha e saiu durante o jogo contra o Juventude, única partida em que o camisa 2 atuou na temporada. Depois de voltar a treinar com bola, o lateral relatou novo desconforto e voltou a fazer tratamento.

"A gente sempre quer que ele jogue mais, mas precisamos respeitar o retorno dele aos treinos e aos jogos. Já temos uma atenção com ele diária e no pós-jogo dele. Principalmente quando faz o jogo cheio, os 90 minutos. E quando necessário, estendemos a recuperação até a um terceiro dia. Aí não colocamos ele direto no treino, mas como um coringa nos mini-jogos. Não posso precisar que ele vai jogar menos ou mais, mas ele precisa ter condição de jogar para não expor ele", comentou Rogério Dias, preparador físico do Grêmio, ao falar sobre Léo Moura.

O Grêmio tem procurado dentro do próprio elenco alternativas para a lateral direita. Matheus Henrique treinou na função nos últimos dias, mas a comissão técnica segue observando outras opções que possam auxiliar os trabalhos.

A saída também pode estar na promoção de jovens. Felipe, do time sub-20, tem bom cartaz nas categorias de base e está sendo observado pela comissão técnica liderada por Renato. O auxiliar Victor Hugo Signorelli é o responsável por fazer a ligação entre o time principal e as equipes inferiores do clube.

O caminho externo, ou seja, buscar no mercado um reforço para a função - não está totalmente descartado. Mas no momento o departamento de futebol trabalha em cima de outras peças, como zagueiro e até meia.

No Grêmio desde 2017, Léo Moura se tornou titular depois da saída de Edilson. A condição física do ex-Flamengo impediu que a sequência de jogos fosse maior. Ainda no ano passado, Renato Gaúcho revelou acerto com o próprio Léo para estabelecer rodízio na lateral direita.

Grêmio