Topo

E o Arrascaeta? B. Henrique está tão bem que Fla ignora principal reforço

Bruno Henrique tem se destacado neste início de ano com gols e assistências - Thiago Ribeiro/AGIF
Bruno Henrique tem se destacado neste início de ano com gols e assistências Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/03/2019 04h00

Arrascaeta foi a contratação mais cara do Flamengo no merca da bola: R$ 53 milhões. Porém, é outro jogador quem tem brilhado intensamente e chamado a atenção da torcida. Último reforço a chegar no Rubro-negro, Bruno Henrique vem sendo o cara do Fla neste início de ano.

Ontem, Bruno Henrique parecia flutuar em campo enquanto os demais atletas sofriam com os 3,7 mil metros de altitude de Oruro, na Bolívia. O atacante corria como se estivesse no Maracanã e, claro, foi ele quem começou a jogada que terminou em assistência para o único gol da vitória rubro-negra, marcada por Gabigol. E o Arrascaeta? Bom, o uruguaio saiu no primeiro tempo e não fez a menor falta.

Confira os assuntos mais comentados na vitória do Flamengo na estreia da Libertadores: 

Dupla ex-Santos que não jogou (tanto) no Santos

O sucesso de Bruno Henrique no Flamengo passa muito por Gabigol. Amigos desde a época de Santos, os dois chegaram praticamente juntos ao Rubro-negro e tem feito uma dupla bastante afinada. Os dois somam quatro gols cada e curiosamente cada um deu duas assistências para o companheiro.

"A gente conversa muito, ele é um jogador diferente. No Santos, gostava de jogar com ele mas não foi tão possível por conta das lesões [olho]. Bruno Henrique ficou muito triste e nos aproximamos nesse momento. E eu fui um dos que mais fiz força para ele vir para cá, porque sei da qualidade dele", disse Gabigol, lembrando que, por conta de uma lesão no olho, Bruno Henrique pouco jogou no ano passado, quando ele, Gabigol, brilhou em seu retorno ao Santos.

Arrascaeta está na posição errada?

A contratação de Arrascaeta mexeu com a torcida. O problema é que o jogador ainda não deu a resposta em campo. E muitos entendem que isso não ocorre porque o técnico Abel Braga escala o uruguaio na posição errada. Aberto pela direita, ele precisa marcar o lateral adversário e mostra muita dificuldade nesse sentido.

Esse problema não chega a ser novo. Mano Menezes encarou a mesma situação no Cruzeiro. Decidiu então desistir do jogador aberto e o deixou mais centralizado, sem obrigações defensivas e mais perto dos atacantes. Foi aí que o uruguaio decolou e virou um dos principais jogadores do futebol brasileiro.

Arrascaeta sai no intervalo

Se Arrascaeta está ou não mal escalado, só o tempo irá dizer. O fato até o momento é que o uruguaio não tem rendido o esperado. E o técnico Abel Braga concorda com isso. Após um primeiro tempo complicado, o único a ser sacado da equipe foi o apoiador. 

Sem citar o nome de Arrascaeta, o treinador disse que a marcação melhorou na etapa complementar e o Flamengo soube aproveitar. "No primeiro tempo, não nos acertamos bem em nível de marcação. No segundo, tivemos uma postura bem diferente, com mais proteção de bola e acho que o resultado foi justo".

Flamengo na Libertadores? É meme

Seja com vitórias ou com derrotas, as participações do Flamengo na Libertadores rendem memes. Muitos memes. Após estrear com triunfo como visitante pela primeira vez na história, a situação saiu até um pouco do controle. Bruno Henrique e Diego Alves, claro, foram os mais agraciados.

Fla pode se classificar sem sair de casa

Após a vitória fora de casa, o Flamengo ficou em boa situação na Libertadores. É que agora o time terá três jogos seguidos no Maracanã pela competição e poderá assegurar a classificação para as oitavas de final já na quarta rodada dependendo de outros resultados. 

Para a sequência da competição, o Flamengo espera contar com os retornos de Berrío e Rodolpho. O atacante sentiu problema muscular e deve ser liberado logo. Já o zagueiro está em final de transição no campo para estar disponível ao técnico Abel Braga.