Topo

Marvel tem brasileiro ex-jogador de futebol entre seus heróis; conheça

Roberto da Costa: brasileiro da Marvel era um promissor jogador de futebol antes de se descobrir poderoso mutante - Reprodução
Roberto da Costa: brasileiro da Marvel era um promissor jogador de futebol antes de se descobrir poderoso mutante Imagem: Reprodução

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

08/03/2019 04h00

A estreia do filme Capitã Marvel, que acontece hoje nos cinemas do Brasil, terá como protagonista a personagem homônima interpretada por Brie Larson. O longa é mais um da lista de filmes da Marvel, franquia que ganhou força nas telonas desde o lançamento de Homem de Ferro em 2008 - embora seus personagens já estejam nas telas pelo menos desde o fim da década de 1970.

No mundo dos heróis, o Brasil também tem participações importantes. A DC Comics, por exemplo, conta com nomes como Fogo, Miragem e Escândalo (Scandal Savage). Já nas fileiras da Marvel, entre outros nomes, está um ex-jogador de futebol: o Mancha Solar.

Natural do Rio de Janeiro, Roberto da Costa é filho de Emmanuel, um rico empresário brasileiro, e Jane, uma arqueóloga americana. Desde os primeiros anos, Roberto - ou "Bobby" - é incentivado pelo pai a conhecer seus limites, tanto físicos quanto intelectuais. Assim, Roberto passa a defender um time escolar de futebol. Seu talento é tamanho que ele passa até a ser cotado para disputar os Jogos Olímpicos.

Apesar do talento com a bola e da origem abastada, Roberto não escapa de manifestações de racismo. Aos 14 anos, durante um jogo, sofrendo com as entradas dos adversários, o brasileiro reclama da arbitragem e parte para cima de um rival chamado Keller para resolver as diferenças esportivas no braço. Só que, além de levar alguns socos na cara, ainda escuta mais ofensas.

"Eu posso ser expulso do jogo, mas ao menos terei a satisfação de te bater", diz o adversário. "A fortuna de seu pai não muda a cor da sua pele. Você continua negro", completa.

Mancha Solar briga em jogo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Imediatamente, o corpo de Roberto reage às agressões. Sua pele se escurece por completo e ele ganha uma força descomunal, atirando para longe seu agressor. A cena escandaliza a plateia da partida de futebol - incluindo sua família, ali presente. Apenas Juliana, sua namorada, permanece a seu lado.

Mancha Solar Marvel - Divulgação - Divulgação
Mancha Solar faz parte dos Novos Mutantes; brasileiro é capaz de absorver e controlar a energia do Sol
Imagem: Divulgação

A personagem fez parte de uma iniciativa da Marvel nos anos 1980, quando a editora lançou os Novos Mutantes. Criados por Chris Claremont e Bill Sienkiewicz, os mutantes em questão faziam parte da primeira geração surgida após os X-Men originais. Nos Estados Unidos, o Mancha Solar - que tem esse nome justamente por absorver e controlar a energia do Sol - apareceu para o público em 1982, na quarta edição de Marvel Graphic Novel Vol. 1.

E embora seja pouco conhecido, o Mancha Solar é um mutante que não deve ser desconsiderado. "Ele liderou equipes de Vingadores, virou dono de uma empresa", explicou Caio Vinícius Vilaça, um dos responsáveis pelo site SindicatoNerd. "É um mutante nível ômega, extremamente poderoso. O Magneto, por exemplo, é nível ômega. O Homem de Gelo também. Tem grande representatividade."

O site da Marvel diz que "Mancha Solar deixa os Novos Mutantes em determinado momento, sentindo que os outros o culparam injustamente por usar seus poderes e machucar seu colega Míssil durante um jogo de futebol". Ainda assim, para Caio, a modalidade acaba sendo pouco importante na trajetória da personagem brasileira.

"É só para meio que dar uma ligação brasileira a ele. Ele é descendente de latinos. Colocaram essa ligação como futebol para ter algo a ver com o Brasil", explica. "É só um background dele."

Para os fãs brasileiros, a boa notícia é que Novos Mutantes vai virar filme. Embora o primeiro trailer do longa tenha sido divulgado em outubro de 2017, a obra não estreará nos Estados Unidos antes de agosto de 2019. O ator brasileiro Henry Zaga interpretará o Mancha Solar.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente na legenda da foto que o nome do personagem seria Roberto da Silva. O nome correto é Roberto da Costa.