Topo

Vasco

Morte de Eurico Miranda repercute no mundo do futebol; veja manifestações

Bruno Braz / UOL Esporte
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/03/2019 14h14

Eurico Miranda se consolidou como uma figura controversa do futebol brasileiro nas últimas décadas. Seja para o bem ou para o mal, o ex-presidente do Vasco, que morreu hoje (12) aos 74 anos, se tornou um dos dirigentes mais comentados das últimas décadas. Tanto que não demorou para clubes se manifestarem sobre o falecimento do antigo cartola vascaíno. Até o Flamengo, grande rival, se solidarizou.

Leia mais

"O Clube de Regatas do Flamengo manifesta suas profundas condolências ao Club de Regatas Vasco da Gama e a toda sua torcida pelo falecimento do ex-presidente e Presidente do Conselho de Grandes Beneméritos, Eurico Miranda", manifestou-se o clube rubro-negro no Twitter.

Por outro lado, Internacional e Palmeiras foram os primeiros a se manifestar sobre a morte de Eurico Miranda, antes mesmo de o Vasco tomar uma posição.

Ambos usaram o Twitter para mandar uma mensagem de solidariedade aos familiares pela morte do antigo dirigente, que deu entrada pela manhã em um hospital do Rio de Janeiro após complicações no tratamento de um câncer no cérebro.

"O Sport Club Internacional manifesta seu pesar pelo falecimento do histórico presidente do Vasco da Gama Eurico Miranda. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda torcida cruz-maltina", escreveu o Internacional, primeiro time a prestar condolências.

O Palmeiras também seguiu a linha da solidariedade aos parentes em sua manifestação no Twitter. "A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento de Eurico Miranda e deseja força aos familiares."

O Madureira, da primeira divisão do Campeonato Carioca, também lamentou a notícia com uma nota de pesar em sua conta no Twitter. "O Madureira Esporte Clube lamenta o falecimento de Eurico Miranda e manifesta condolências a familiares e amigos do ex-presidente do Club de Regatas Vasco da Gama", registrou.

Um dos nomes mais importantes do futebol desde a década de 1990, Eurico Miranda foi presidente do Vasco em dois períodos: 2003 a 2008 e 2015 a 2017. Ele também foi vice-presidente de futebol entre 1986 e 2002.

As maiores conquistas da história do clube cruz-maltino contaram com a presença do polêmico dirigente. Entre elas: Campeonato Brasileiro (1997), Copa Libertadores (1998), Campeonato Brasileiro e Copa Mercosul (2000).

Além dos cargos no Vasco, Eurico também exerceu a função de deputado federal, eleito em 1994. Ele conseguiu a reeleição em 1998, mas em 2001 teve a cassação do mandato pedida. Miranda foi acusado de promover evasão de divisas e não conseguiu se eleger em 2002.

Ex jogadores comentam:

Odvan, ex-zagueiro

"Foram muitos os contatos com o Dr. Eurico, porque eu fiquei 5 anos no Vasco da Gama e ele foi a pessoa que me contratou. Eurico disse que estava levando um zagueiro para jogar com o Mauro e que esse zagueiro era 'fera'. São lembranças boas, porque ele abriu as portas do Vasco. Ficamos sentidos porque ele representa muito para o Vasco, na Era dele ganhamos tudo."

Valdir Bigode, ex-centroavante

"Sou suspeito para falar, porque ele foi muito bom para mim. Ele [Eurico] me contratou de um time pequeno e me deu uma camisa de verdade para vestir. Quando era menino, ele ajudou a minha família, tanto que todo mundo gosta muito dele. Estou muito triste com a notícia. Independente de tudo, sempre gostei muito do Dr. Eurico, que sempre me estendeu a mão. Foi uma perda muito grande"

Juninho Paulista, ex-meia

"Primeiro, gostaria me solidarizar com os familiares e deixar os meus sentimentos. Trabalhei com o Eurico num período de dois anos e era um cara que tinha o Vasco no coração. Eurico passava por cima de tudo por causa do Vasco da Gama; foi um dirigente marcante."

Mauro Galvão, ex-zagueiro

"Eurico foi a pessoa que me trouxe para o Vasco da Gama, então lembro deste lado positivo. Sempre tento levar as coisas positivas, então lembro que ele sempre tentou fazer o melhor para o Vasco do jeito dele. Sinto pela morte, mas sabemos como é a vida. Às vezes é melhor a pessoa descansar quando começa a ter muitos problemas e fica sofrendo. Que descanse."

Pimentel, ex-lateral direito

"Desde a categoria de base, minha história foi calçada pelo Eurico Miranda. Muitos criticam ele, mas Eurico foi importante no crescimento de muitos garotos que vieram da base. Ele fez isso na nossa vida, incentivar a ganhar, mostrar que ganhar é mais importante do que qualquer valor financeiro. Ele sempre frisava a valorização da instituição do clube, este foi o legado dele."

Ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda morre no Rio de Janeiro

UOL Esporte

Vasco