Topo

Liverpool vence Bayern na Alemanha e avança às quartas da Liga dos Campeões

Andrew Boyers/Reuters
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Do UOL, em São Paulo

13/03/2019 18h52

O Liverpool se garantiu hoje nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa 2018/2019. Jogando na Allianz Arena, o time do técnico Jürgen Klopp surpreendeu o anfitrião Bayern de Munique e venceu por 3 a 1, graças a dois gols de Sadio Mané.

O jogo da ida na Inglaterra terminou empatado por 0 a 0. Desta forma, os ingleses conquistaram a vitória por 3 a 1 no placar agregado.

Melhores: Van Dijk e Sadio Mané decidiram

O zagueiro teve uma atuação importante tanto na defesa quanto no ataque. Na defesa, deu pouco espaço para Robert Lewandowski, inclusive em um pênalti que o polonês tentou conseguir no primeiro tempo. No ataque, deu o lançamento para o primeiro gol do Liverpool, marcado por Sadio Mané, e ainda anotou o segundo.

O senegalês, é claro, não pode ser desconsiderado. No primeiro gol, mostrou rapidez, inteligência e habilidade para passar pelo goleiro Manuel Neuer. No seu segundo, o terceiro de seu time, apareceu bem na área para cabecear.

Van Dijk e Mané comemoram Liverpool - Christof Stache/AFP - Christof Stache/AFP
Van Dijk e Mané foram decisivos em vitória do Liverpool fora de casa
Imagem: Christof Stache/AFP

Pior: Robert Lewandowski foi anulado

O Bayern esperava que o polonês, artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols, decidisse o confronto em casa. No entanto, Lewandowski não conseguiu brilhar. Bem marcado, sofreu com a zaga do Liverpool. Em seu melhor momento, chegou a driblar o goleiro Alisson, mas estava em condição irregular.

Roberto Firmino em jornada apagada

No trio de ataque do Liverpool, Roberto Firmino foi quem teve a partida mais apagada, sendo substituído por Divock Origi no segundo tempo. Sadio Mané marcou dois gols - o último deles, com belo passe de Mohamed Salah.

Mané abre o placar com categoria

Em um jogo de começo estudado, o Bayern de Munique foi quem primeiro assustou. Aos 10 minutos, Javi Martínez lançou na área para Robert Lewandowski, que dividiu com Virgil Van Dijk e caiu - os alemães pediram pênalti, mas a arbitragem mandou seguir.

Quando o Liverpool cresceu, precisou de pouco tempo para abrir o marcador. Aos 25 minutos, o próprio Van Dijk lançou para Sadio Mané, que avançou pela esquerda para dividir com Manuel Neuer, girou em cima do goleiro e tocou com categoria para fazer 1 a 0.

Mané dribla Neuer - REUTERS/Michael Dalder - REUTERS/Michael Dalder
Mané dribla Neuer (foto) e toca com categoria para abrir o placar para o Liverpool
Imagem: REUTERS/Michael Dalder

Pressionado, Bayern empata com gol contra

De quebra, Mané ainda quase ajudou seu time a chegar ao segundo gol no primeiro tempo: aos 34 minutos, o senegalês esticou o passe na esquerda para Andrew Robertson, que chutou forte e só não marcou porque a bola explodiu em cima de Manuel Neuer.

A pressão talvez tenha acordado o Bayern. Aos 39 minutos, Serge Gnabry foi acionado na direita e cruzou na área - Joel Matip tentou cortar e acabou marcando contra. De quebra, aos 45 minutos, Robert Lewandowski foi acionado e chegou a driblar Alisson, mas a bola saiu. A arbitragem já assinalava o impedimento do polonês.

Liverpool decide no segundo tempo

O Liverpool começou o segundo tempo ainda disposto a pressionar. Aos 4 minutos, em contra-ataque, Mohamed Salah avançou em velocidade pela direita e chutou forte, parando na defesa de Manuel Neuer.

Melhor em campo, o time de Jürgen Klopp gastava tempo no ataque, irritando a torcida. E foi em um demorado escanteio que saiu o segundo gol inglês: aos 23 minutos, James Milner levantou a bola pela direita, e Virgil Van Dijk subiu para mandar de cabeça para as redes.

Mas não era só isso: aos 39 minutos, Mohamed Salah recebeu na direita e cruzou com categoria para a área, onde Sadio Mané apareceu para cabecear a sacramentar a vaga.

De cabeça, Mané fez 3 a 1 para o Liverpool diante do Bayern de Munique na Allianz Arena - Andrew Boyers/Reuters - Andrew Boyers/Reuters
De cabeça, Mané fez 3 a 1 para o Liverpool diante do Bayern de Munique na Allianz Arena
Imagem: Andrew Boyers/Reuters

Domínio inglês nas quartas

Com a classificação do Liverpool, as quartas de final da Liga dos Campeões tem quatro times ingleses. Manchester City, Manchester United e Tottenham também se classificaram. Barcelona, Porto, Ajax e Juventus também seguem na briga pelo título europeu.

FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE 1 X 3 LIVERPOOL

Data: 13 de março de 2019 (quarta-feira)
Hora: 17h (horário de Brasília)
Local: Allianz Arena, em Munique (ALE)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA
Assistentes: Lorenzo Manganelli (ITA) e Fabiano Preti (ITA)
Gols: Sadio Mané, aos 25 min do 1º T (LIV); Joel Matip (contra), aos 38 min do 1º T (BAY); Virgil Van Dijk, aos 23 min do 2º T (LIV); Sadio Mané, aos 39 min do 2º T (LIV)
Cartões amarelos: Thiago Alcântara (BAY) e Renato Sanches (BAY); Fabinho (LIV) Joel Matip (LIV) e Andrew Robertson (LIV)

BAYERN DE MUNIQUE: Manuel Neuer; Rafinha, Niklas Süle, Mats Hummels e David Alaba; Javi Martínez (Leon Goretzka) e Thiago Alcântara; Serge Gnabry, James Rodríguez (Renato Sanches) e Franck Ribéry (Kingsley Coman); Robert Lewandowski
Técnico: Niko Kovac

LIVERPOOL: Alisson; Trent Alexander-Arnold, Joel Matip, Virgil Van Dijk e Andrew Robertson; James Milner (Adam Lallana), Jordan Henderson (Fabinho) e Georginio Wijnaldum; Mohamed Salah, Roberto Firmino (Divock Origi) e Sadio Mané
Técnico: Jürgen Klopp