Topo

Cruzeiro

Estadual, ingressos e jogo em data Fifa: como adiamento atinge o Cruzeiro

Igor Sales/Cruzeiro
Imagem: Igor Sales/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2019 04h00

A partida do Cruzeiro contra o Deportivo Lara, marcada inicialmente para ontem e adiada para hoje, não será mais utilizada nesta quinta-feira (14). Depois de alguns dias tentando sair do seu país, a equipe venezuelana não conseguiu embarcar para Belo Horizonte, e a Conmebol achou melhor reagendar o compromisso. Na capital mineira, a mudança reflete no planejamento do Cruzeiro para a temporada, passando ainda por uma política de reembolso de ingressos e com a partida realizada em uma data Fifa. Veja abaixo alguns pontos:

Jogo do Mineiro no sábado: a primeira mudança que deverá ocorrer depois de oficializada o adiamento da partida será no jogo do Cruzeiro contra o Tupi, pelo Campeonato Mineiro. Como o jogo da Libertadores havia sido marcado para hoje, a Federação Mineira de Futebol informou que o confronto pelo estadual seria realizado no domingo, e não mais no sábado, a fim de respeitar as 72 horas necessárias entre os dois jogos da Raposa. Mas como o time celeste não mais entrará em campo pelo torneio continental nesta semana, a entidade deverá repassar o jogo do Mineiro novamente para o sábado, evitando assim que o Tupi precise reembolsar seus torcedores que não fossem comparecer ao estádio Mário Helênio.

Cruzeiro terá que jogar na data Fifa: o Cruzeiro chegou a ter quatro semanas livres para trabalhar, mas já iniciou uma nova sequência de partidas nos meios e finais de semana. A equipe só teria uma folga no dia 27, em uma data Fifa, mas o dia já está agora reservado pela Conmebol para a partida contra o Deportivo Lara. De um lado, o clube não perderá jogadores titulares, já que o único convocado foi o lateral reserva Orejuela, para a seleção da Colômbia. Por outro, o jogo será realizado entre as quartas de final do Campeonato Mineiro e uma eventual partida de ida da semifinal do estadual.

Clube terá que reembolsar torcedores, mas não todos: se a partida acontecer normalmente, o Cruzeiro só fará o reembolso daqueles torcedores que pretendiam comparecer ao Mineirão na data de ontem, mas que eventualmente não estarão presentes na nova data. O clube já informou que vai prestar todo apoio e informar seus torcedores da forma mais clara possível como será feito esse processo. Outra situação que daria bem mais dor de cabeça à diretoria seria uma vitória por W.O. O lado positivo é que o Cruzeiro seria decretado vitorioso pelo placar de 3 a 0. Porém, o clube teria prejuízo financeiro, e precisaria devolver o valor dos ingressos dos mais de 30 mil torcedores que já compraram os bilhetes.

Treinos continuam normalmente: na tarde de ontem, os jogadores do Cruzeiro realizaram os treinamentos normalmente na Toca da Raposa, mas ainda não sabiam qual seria o desfecho do impasse com o Deportivo Lara. Agora, Mano Menezes poderá utilizar seus jogadores descansados na partida contra o Tupi, já que o estadual não está sendo deixado de lado. Apesar de ter mesclado o time em alguns compromissos, a intenção de Mano é terminar a primeira fase na melhor colocação possível a fim de ter as vantagens nos mata-matas, como aconteceu no ano passado, quando ficou em primeiro lugar e foi campeão fazendo uso da vantagem. No momento, o Cruzeiro está na terceira colocação com 19 pontos, dois a menos que o América e três atrás do líder Atlético.

Cruzeiro