Topo

Botafogo

Lateral tenta nova chance no Bota após testes no Milan e estágio na França

Lateral direito Fernando voltou ao botafogo após empréstimo ao Lille-FRA - Vitor Silva/SSPress
Lateral direito Fernando voltou ao botafogo após empréstimo ao Lille-FRA Imagem: Vitor Silva/SSPress

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/03/2019 04h00

Revelado pelo Fluminense, aprovado em teste no Milan, virou profissional no Botafogo e foi emprestado ao Lille-FRA. Fernando tem apenas 20 anos, mas muita história para contar. E outras novas para escrever também. Após quase um ano na França, o lateral direito viu o Alvinegro pedir seu retorno para disputar posição com Marcinho, que convive entre vaias e aplausos.

Fernando chegou ao Fluminense com apenas 9 anos após ser descoberto em um time de futsal. Foram seis anos em Xerém até uma falta de acordo fez com que o jogador respirasse novos ares. Foi nesse ponto, com 15 anos, que o lateral chegou a ser aprovado no Milan após um período de teste.

Muito jovem, ele e a família decidiram voltar ao Brasil. O Botafogo mostrou interesse e realizou o investimento que o Fluminense havia se recusado a fazer. O lateral passou a integrar o juvenil em 2014 e rapidamente estacou. Logo virou titular na campanha do vice-campeonato na Copa do Brasil sub-17 - que revelou Luís Henrique precocemente ao time profissional.

No momento em que Fernando seria promovido ao elenco principal, ele encarou uma dura concorrência. Luis Ricardo vivia bom momento e Marcinho, dois anos mais velho e considerado mais pronto, tinha mais espaço. Neste cenário, o Alvinegro recebeu proposta de empréstimo do Lille e não pensou duas vezes.

O contrato seria até junho e o Lille tinha direito de compra fixado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões). Houve uma conversa e os franceses não estavam dispostos a fazer o investimento. O Botafogo, então, pediu pelo adiantamento do retorno já que tinha planos para o atleta.

Fernando realizou o primeiro treinamento na última quinta-feira. O Botafogo tem pressa para regularizar o atleta para que ele esteja á disposição de Zé Ricardo o quanto antes. Até porque ele deverá ter uma boa oportunidade logo mais.

É que Marcinho foi expulso contra o Defensa y Justicia-ARG e pegou dois jogos de suspensão. Fernando, portanto, passa a ser o único jogador da função disponível para a posição. O Botafogo conhecerá seu adversário na segunda fase da competição após um sorteio que ocorrerá em maio.

Botafogo