Topo

Corinthians

Avelar marca de novo e Corinthians sela classificação às quartas de final

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

17/03/2019 17h53

O Corinthians está classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista. A equipe de Fábio Carille precisava de apenas um empate na tarde de hoje, mas venceu o Oeste por 1 a 0 em Itaquera e selou a vaga de forma antecipada. O Timão, que tem 18 pontos, agora quer assegurar a liderança do Grupo C para ter o direito de decidir em casa contra a Ferroviária, que tem 17, no mata-mata.

Danilo Avelar marcou o único gol da partida da 11ª rodada do Paulistão. Foi o terceiro do lateral-esquerdo na temporada. O resultado na Arena Corinthians ainda ajudou o rival São Paulo, que poderia ser ultrapassado pelo Oeste, mas que chega à rodada final dependendo apenas das próprias forças para avançar às quartas de final. O Ituano também se beneficiou do revés do time de Barueri e já se classificou no Grupo D.

A participação alvinegra na primeira fase do Estadual termina na quarta-feira desta semana. O rival será justamente o Ituano, às 21h30, no estádio Novelli Júnior. em novo confronto de interesse ao São Paulo, desta vez na briga pela liderança do Grupo D. No mesmo dia e no mesmo horário, o Oeste recebe o Mirassol na Arena Barueri.

O melhor: Boselli

As poucas emoções do primeiro tempo tiveram Mauro Boselli como protagonista. O argentino começou a partida em ritmo acelerado, aparecendo na área para finalizar de letra e até uma bicicleta. Na melhor chance, porém, acabou furando. Boselli não deixou de correr em nenhum momento. Mesmo na etapa final, mais desgastado, voltava para ajudar o meio de campo, conseguiu amarelar adversários e voltou a assustar o goleiro Matheus Cavichioli em mais duas conclusões - uma de fora da área e uma praticamente sem querer, após desvio de Henrique.

O pior: Lídio

A vida do zagueiro não foi fácil. Afinal, o início acelerado de Boselli o obrigava a sair da área para caçar o argentino. E foi num desses lances que Lídio deu chutão, mas acabou solando o peito do atacante corintiano. A arbitragem o puniu com cartão amarelo. O beque, pendurado, passou a dar ainda mais espaço para Boselli.

Corinthians homenagem - Daniel Vorley/Agif - Daniel Vorley/Agif
Antes do jogo, Corinthians fez uma homenagem às vítimas do massacre em uma escola de Suzano-SP
Imagem: Daniel Vorley/Agif

Homenagem às vítimas do massacre de Suzano

Corinthians e Oeste se juntaram antes do início do jogo para realizar uma homenagem às vítimas do massacre na escola estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano, na última quarta-feira. Faixas foram exibidas e bexigas foram liberadas no ar. Os times usaram tarjas pretas nos uniformes. O público na Arena Corinthians aplaudiu o gesto de solidariedade.

Falhas no gramado da Arena chamam a atenção

O gramado da Arena Corinthians apresentou algumas falhas no jogo de hoje. A principal delas estava dentro da pequena área do gol que fica à esquerda das cabines de transmissão de TV. Esse trecho tinha terra aparente e foi bastante criticado por torcedores nas redes sociais. O goleiro Cássio já havia feito críticas ao gramado da casa corintiana na semana passada.

Primeiro tempo sonolento e sem trabalho para Cássio

A primeira etapa foi resumida aos lances de Boselli. O Corinthians se mexia pouco e facilitava a dura marcação do Oeste, que foi para o intervalo já com três cartões amarelos. Sornoza e Pedrinho erravam demais nas tentativas de assistência e não conseguiam combinar jogadas com Boselli e Love. No meio de campo, Júnior Urso parecia sobrecarregado. E na defesa, diante de um frágil Oeste, Cássio quase não teve de participar.

Carille deixa fama de lado e lança o Timão para o ataque

Carille só pensa na defesa? Entregar o jogo para prejudicar o São Paulo? Nada disso! No segundo tempo, com apenas 11 minutos, o técnico corintiano resolveu colocar o meia Jadson no lugar de Ralf, deixando a equipe extremamente ofensiva. Jadson melhorou o toque de bola e as jogadas passaram a fluir melhor. Por outro lado, o Oeste ganhou um pouco mais de espaço para contra-atacar.

Pedrinho Corinthians - Daniel Vorley/Agif - Daniel Vorley/Agif
Pedrinho foi um dos jogadores mais acionados do Corinthians diante do Oeste na Arena
Imagem: Daniel Vorley/Agif

Avelar curte fase artilheira na temporada

De criticado a goleador. O ano de Danilo Avelar é especial. O lateral-esquerdo encarou pressão da torcida por atuações ruins no fim de 2018, mas começou a temporada com a confiança de Carille e respondendo bem em campo. Tanto é que chegou ao terceiro gol em 2019. Ele já havia balançado as redes contra Palmeiras, no Paulistão, e Avenida, na Copa do Brasil. O gol desta tarde saiu após cruzamento da direita de Pedrinho - e quase foi evitado, já que Alyson tentou cortar a bola com a mão em cima da linha. O árbitro Lucas Canetto Bellote poderia dar pênalti, mas optou por validar o tento após a cabeçada de Avelar.

Jadson acerta a trave e Oeste insiste em chutes de longe

Além de ter qualificado os toques no meio de campo, Jadson ainda ficou perto de ampliar o placar para o Corinthians. Em bela trama pela direita, o camisa 10 bateu rasteiro, com categoria, e viu a bola bater no pé da trave direita. O Oeste tentou reagir e chegou ter o controle da posse de bola nos minutos finais, mas insistiu demais em chutes de fora da área, mesmo que nenhum tenha causado perigo para Cássio.

Ficha Técnica
Corinthians 1x0 Oeste

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data e horário: 17 de março de 2019, domingo, às 16h
Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Cartões amarelos: Júnior Urso e Boselli (COR); Lídio, Alyson, Betinho e Bruno Lopes (OES)

Gol: Danilo Avelar, aos 16 minutos do segundo tempo (COR)

Corinthians: Cássio, Michel Macedo, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf (Jadson), Júnior Urso e Sornoza (Richard); Pedrinho, Boselli e Vagner Love (Clayson). Técnico: Fábio Carille.

Oeste: Matheus Cavichioli, Cicinho, Kanu, Lídio e Alyson; Betinho (Conrado), Matheus Jesus e Élvis (Fábio); Roberto, Bruno Lopes (Pedrinho) e Mazinho. Técnico: Renan Freitas

Corinthians