Topo

Gabigol se divide entre gols e chances perdidas para virar retrato do Fla

Siga o UOL Esporte no

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2019 04h00

Gabigol é o artilheiro do Flamengo em 2019. Já são sete bolas na rede em dez jogos, sintonia com a torcida e a indicação de que quando as coisas vão bem passam por ele. O problema é que o inverso também acontece com frequência. A vitória por 2 a 0 sobre o Madureira, ontem, no Maracanã, foi um retrato do Rubro-negro atual e teve na atuação do camisa 9 o simbolismo perfeito.

Se fez os dois tentos do triunfo, Gabigol também abusou de perder chances claras. O desperdício de oportunidades do time já tinha acontecido contra a LDU-EQU e se repetiu diante do Madureira. O Flamengo melhorou consideravelmente na criação nas últimas partidas, porém, fez claramente menos gols do que poderia.

Gabigol irrita torcida, mas é quem dá alegrias

Acompanhar os jogos do Flamengo é lidar com a emoção aflorada do torcedor. Nos 2 a 0 sobre o Madureira, a torcida se irritou diversas vezes com Gabigol no primeiro tempo: chances perdidas, jogadas forçadas quando poderia acionar outros companheiros e erros infantis. Os mesmos que diziam não valer a pena pagar "R$ 1 milhão" para perder tanto gol comemoraram de forma eufórica o primeiro tento em impedimento.

Naquele momento, o camisa 9 já estava mais uma vez nos braços da torcida. Tem sido assim na maioria dos jogos. A conexão com a arquibancada também faz a diferença para que o atacante seja absolvido rapidamente. Depois do segundo gol, então, tudo foi festa. As chances perdidas nem sequer pareciam estar na memória dos rubro-negros.

Por que Gabigol é o retrato do Flamengo?

Porque o desempenho do atacante tem sido o espelho da equipe nas últimas partidas. Não é só Gabigol que balança as redes. Outros também marcam. Da mesma forma que o camisa 9 não é o único a desperdiçar chances. Se tornou uma tônica incômoda do Flamengo. Criar e não marcar.

Contra o Madureira, o time teve pelo menos 13 chances de gol e aproveitou duas, sendo uma delas em impedimento. É pouco e preocupa em todos os aspectos. Nos jogos mais importantes da temporada, o Flamengo dificilmente terá tantas oportunidades e precisará ser ainda mais letal se quiser conquistar títulos. Ainda há muito a evoluir.

O time até parece ter entrado em um bom caminho, mas a sequência de chances desperdiçadas não cabe em todos os jogos. Mostra um Flamengo que até chega pela qualidade dos seus jogadores de meio e ataque, mas não executa. E, sem executar, passará dificuldades quando os grandes duelos chegarem.

Quem é a melhor contratação do Flamengo na temporada até aqui?

Resultado parcial

Total de 989 votos
5,66%
Thiago Ribeiro/Agif
42,57%
Thiago Ribeiro/AGIF
34,28%
Thiago Ribeiro/AGIF
17,49%
false

Clube aproveita imagem do artilheiro nas redes

Tendo ou não boas atuações, Gabigol tem aparecido com frequência nas redes sociais do Flamengo. O clube aproveita a imagem do camisa 9 para aumentar a conexão com a torcida. Em alta, o atacante tem superado os gols perdidos. Não é possível, no entanto, ignorar uma realidade. Os desempenhos dele e do time nas finalizações ainda estão distantes do que o torcedor rubro-negro espera.