Topo

Início animador no Cruzeiro faz Rodriguinho lembrar atuações no Corinthians

Vinnicius Silva/Cruzeiro
Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2019 14h29

Rodriguinho é uma das gratas surpresas do Cruzeiro em 2019. O meia foi contratado para ser um dos pilares do time, mas poucos acreditavam em uma rápida adaptação e em um início de ano arrasador em Belo Horizonte. Vice-artilheiro da equipe e já considerado titular absoluto, o jogador vê semelhanças com sua boa fase no Corinthians, onde foi bicampeão brasileiro.

"De uma forma técnica, é muito parecido como eu jogava no Corinthians. A gente tinha o Jô, que era o centroavante de referência, como tinha o Fred. Eu jogava bem próximo a ele, chegando muito à área, tendo liberdade para movimentar entre as linhas. Já estava acostumado a fazer, com essa toda liberdade, sendo bem acolhido e em um time tão qualificado como temos, ficou mais fácil de se encaixar no time", comentou o jogador, em entrevista na Toca da Raposa.

Os números já apontam Rodriguinho como um dos melhores do Cruzeiro neste início de ano. Em sete jogos, ele marcou cinco gols, e hoje é o vice-artilheiro do time. O meia ainda deu duas assistências que também o deixam na segunda colocação no quesito.

Na entrevista de hoje, Rodriguinho disse achar que nunca teve um início tão bom como o atual. E o jogador está certo. Em nenhuma outra equipe que defendeu, o meia teve tantos números positivos nos primeiros sete jogos ou até mesmo nos primeiros meses. Os clubes que chegam mais perto são o América-MG, Grêmio e Al Sharjah-EAU, onde ele marcou dois gols neste mesmo tempo.

Thiago Neves precisará suar para conquistar vaga

Mano Menezes sempre falou sobre a possibilidade real de Rodriguinho jogar ao lado de Thiago Neves. A dúvida maior, porém, sempre foi em qual posição eles atuariam. Thiago Neves se acostumou a jogar pelo meio, com menor contribuição na recomposição de jogo, embora também ajude na marcação. Ainda se recuperando de uma hipertrofia muscular, a função ficou para Rodriguinho, que está voando no time. Para o treinador, a região de atuação também é um fator que contribui muito para que os gols saiam com frequência.

O jogador que faz essa função no Cruzeiro faz gols. Essa função do Rodriguinho é o que o Thiago fazia antes dele chegar. A equipe trabalha bem essa função. Nós temos um jogador à frente que faz o pivô como pontos no Brasil, que é o Fred, que está com uma confiança maior que se estabeleceu do ano passado, é muito inteligente, sempre faz gols e faz muitas jogadas de qualidade. E o Rodriguinho estará nessas horas aí, sempre chegando na área.