Topo

São Paulo

Hoje preocupação, Martinelli já fez dez gols em jogo por escolinha do SPFC

Martinelli hoje é destaque do Ituano, mas começou a jogar bola em escolinha do São Paulo, em Guarulhos - Miguel Schincariol/Ituano FC
Martinelli hoje é destaque do Ituano, mas começou a jogar bola em escolinha do São Paulo, em Guarulhos Imagem: Miguel Schincariol/Ituano FC

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

27/03/2019 04h00

Um garoto de 17 anos fez com que o São Paulo mudasse até a forma de jogar nas quartas de final do Campeonato Paulista. A presença de Martinelli na ponta esquerda do ataque do Ituano motivou a improvisação do volante Hudson como lateral-direito no último domingo e continua preocupando o Tricolor para o jogo de volta, marcado para as 19h15 de hoje, no estádio Novelli Júnior, em Itu.

Mas houve um tempo em que são-paulinos tinham motivos para sorrir com o talento de Martinelli. Aos sete anos, o atacante se matriculou na unidade de Guarulhos da São Paulo Center, escolinha de futebol oficial do Tricolor. Ele treinou nas quadras do Bom Clima de 2009 a 2011 e encantou quem o acompanhava de perto. Principalmente por um dia mágico em que podia jogar apenas o primeiro tempo de uma partida em um campeonato de society e conseguiu marcar dez gols.

"Trabalhei com o Martinelli em 2010 e a gente já via que era um moleque diferenciado. Teve um jogo em que ele chegou na quadra para atuar somente no primeiro tempo, fez dez gols e foi embora para fazer outro jogo, pelo time de futsal do Corinthians, provavelmente para resolver também. Foram dez gols só no primeiro tempo!", ainda se surpreende o técnico Leandro Germano, que na época era assistente na categoria sub-11 da São Paulo Center de Guarulhos.

Ficha de Martinelli em escolinha do São Paulo - Arquivo/São Paulo Center Guarulhos - Arquivo/São Paulo Center Guarulhos
Imagem: Arquivo/São Paulo Center Guarulhos

A história tem ar dos velhos contos de futebol. É quase um mito. Só que serve também para justificar por que Martinelli é tão badalado desde cedo. Passou pela base do Corinthians, teve período de observação na Inglaterra e agora é tratado como uma mina de ouro para o Ituano. Já soma 33 jogos como profissional, com dez gols e seis assistências. Razões de sobra para justificar as preocupações do São Paulo.

"Ele sempre teve o drible fácil. Cabeça levantada e partia para cima com drible rápido. Era incisivo, partia direto para o gol. Ele nunca teve medo de driblar e tentar o gol. Pela idade que tinha quando passou por aqui, precisávamos dar muitas orientações. E ele sempre escutou, era um diferencial dele. Sempre escutou bastante e isso foi importante para o aprendizado dele", destacou Germano.

O curioso é que a prevenção adotada pelo São Paulo para conter Martinelli pode ter servido para corrigir um velho problema do time. Hudson foi bem como lateral, função que já havia executado em 2014 e 2015 com Muricy Ramalho e Milton Cruz, e agora se candidata a ser titular na posição novamente no momento em que Bruno Peres e Igor Vinícius não estão bem.

Siga o UOL Esporte no

Além disso, o Tricolor combateu a juventude e a ousadia de Martinelli escalando um time cheio de garotos no domingo passado. Luan, Liziero, Igor Gomes e Antony, todos formados pelo clube do Morumbi, conduziram a vitória por 2 a 1 e deixaram o concorrente ofuscado. Principalmente Igor, autor de dois gols logo em seu primeiro jogo como profissional no estádio são-paulino.

Hoje à noite, em Itu, os jovens terão uma nova chance para mostrar que podem ser a realidade do futebol brasileiro. Os são-paulinos precisam apenas de um empate para seguir adiante. Já o Ituano necessita vencer por dois gols de diferença para conseguir uma classificação direta. Um triunfo dos donos da casa por um gol leva a decisão para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA:
ITUANO X SÃO PAULO

Local: Novelli Júnior, em Itu (São Paulo)
Data/Hora: 27 de março de 2019, às 19h15
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Salgado Rizo

ITUANO: Pegorari, Jonas, Ricardo Silva, Léo Santos e Peri; Baralhas, Corrêa e Serrato; Morato, Ramon e Martinelli. Técnico: Vinicius Bergantin.

SÃO PAULO: Tiago Volpi, Hudson, Bruno Alves, Anderson Martins e Reinaldo; Luan, Liziero e Igor Gomes; Antony, Pablo e Everton Felipe. Técnico: Vagner Mancini.

São Paulo