Topo

Kean, sensação da Itália, ainda espera por tratores prometidos pela Juve

Moise Kean comemora primeiro gol marcado com a seleção principal da Itália - Jennifer Lorenzini/REUTERS
Moise Kean comemora primeiro gol marcado com a seleção principal da Itália Imagem: Jennifer Lorenzini/REUTERS

Flávio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/03/2019 04h00

O atacante Moise Kean, de 19 anos, foi um dos destaques da última data Fifa. O jovem ajudou a Itália a vencer os dois jogos pelas eliminatórias da Eurocopa de 2020, marcando um gol em ambas as partidas: no 2 a 0 contra a Finlândia e no 6 a 0 sobre Liechtenstein.

Formado nas categorias de base da Juventus, Kean quase acabou deixando a 'Velha Senhora' a caminho do Milan, um dos maiores rivais da equipe de Turim em 2017. O jogador queria mais minutos em campo, mas na época seu pai o convenceu a permanecer na Juve, com uma condição: queria dois tratores em troca.

Biorou Jean Kean, pai do jogador, tem um negócio agrícola na Costa do Marfim - os pais do jogador são imigrantes do país africano. A maquinaria seria útil a Biorou para cultivar arroz e milho.

As boas atuações do jovem fizeram com que Kean ganhasse destaque. O pai do jogador aproveitou o momento para revelar que a Juventus não cumpriu a promessa que havia feito há anos atrás e que não recebeu os tratores.

"A Juventus ofereceu um contrato de 700 mil euros por ano, um valor muito bom. Mas o problema é que prometeram dois tratores para o meu negócio na Costa do Marfim e agora dizem que não há dinheiro para isso. Tenho vários hectares de terra no meu país e quero cultivar arroz e milho. Pedi a maquinaria e me disseram que não haveria nenhum problema, mas agora as coisas mudaram", afirmou o pai do jogador em entrevista à rádio italiana Rai 1.

Escrevendo o nome na história

A história de Kean não para apenas nos tratores. Com 19 anos, ele começou a escrever seu nome na seleção italiana. O gol marcado contra a Finlândia no último sábado (23) o tornou o jogador mais jovem a marcar pela Itália desde 1958. Além disso, se tornou o italiano mais jovem a iniciar uma partida como titular da Azzurra desde 1912.

Primo goal nazionale A. Mai dimenticare...No cap!!

A post shared by K M B 9 (@moise_kean) on

Reconhecimento do ídolo

As boas atuações na Juventus e na seleção italiana chamaram atenção do ídolo da infância de Kean: Mario Balotelli. O jogador de origem ganesa e vítima de racismo na Itália mandou uma mensagem de apoio ao jovem, também de origem africana: ""Você merece o melhor. É algo que vai além do âmbito esportivo", escreveu Balotelli.

Balotelli envia mensagem a Kean pelo Instagram - Reprodução - Reprodução
Balotelli envia mensagem a Kean pelo Instagram
Imagem: Reprodução

Na temporada 18/19, pelo Campeonato Italiano, Kean só participou de apenas quatro partidas na Juventus, somadas, as atuações chegam a 98 minutos. O pouco tempo em campo foi o suficiente para o jogador marcar dois gols e dar uma assistência.

Futuro e objetivos

Kean é representado por Mino Raiola, empresário de jogadores como Zlatan Ibrahimovic e Paul Pogba. Também nesta semana, o agente italiano confirmou a versão do pai do jogador e disse que a promessa quase foi parar no Milan. Também com condições, que o jogador possa estar sempre jogando e evolua ainda mais dentro da Juventus.

"Eu tentei levá-lo para o Milan em janeiro. Já tinha tudo feito com o Leonardo, só faltava assinar o contrato, mas a Juventus não o quis perder. No entanto, eu avisei aos diretores da Velha Senhora que ele tem de jogar sempre, só assim vai continuar a crescer", disse Raiola, ao jornal italiano 'Corriere dello Sport'.

A missão de Moise Kean é levar a seleção italiana de volta a Copa do Mundo, no Qatar, em 2022. Em processo de reformulação, a Itália aposta em jovens como Kean, o meia Nicoló Zaniolo, também de 19 anos, que atua na Roma e goleiro Gianluigi Donnaruma, de 20 anos e que atua no Milan, como nomes para o futuro.

Kean comemora gol marcado pela Juventus - REUTERS/Massimo Pinca - REUTERS/Massimo Pinca
Kean comemora gol marcado pela Juventus
Imagem: REUTERS/Massimo Pinca